27/04/2024

HABITAÇÃO

Governo libera mais de R$ 500 mil para construção de casas na zona rural de Rolim de Moura

01 de setembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

A assinatura do contrato de habitação rural ocorreu

A assinatura do contrato de habitação rural ocorreu na sede do sindicato

Em solenidade nessa segunda-feira (31), foi realizada na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rural (STTR), em Rolim de Moura, assinatura de contratos para construção de 17 moradias, em sistema de mutirão, na zona rural do município. O valor total dos recursos é da ordem de R$ 518.500 do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) e provenientes do Orçamento Geral da União.

Estas novas casas são destinadas, exclusivamente, para agricultores familiares e trabalhadores rurais, que terão que pagar apenas a contrapartida de 4% do valor total do imóvel, que é de R$ 30.500. Ou seja, cada agricultor pagará R$ 1.220 divididos em quatro parcelas anuais de R$ 305. Onze casas serão construídas na Linha 188 do km 3; e seis na Linha 25 com a 168, na zona rural.

Pelo que foi acertado com o Governo do Estado, a Secretaria da Agricultura, Desenvolvimento, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri) juntamente com a Federação dos Trabalhadores da Agricultura (Fetagro), Emater e o STTR preparam todos os projetos de orientação técnica, prática e processos seletivos para os candidatos pleitearem seu crédito fundiário e terem suas moradias próprias na zona rural. Só em Rolim de Moura já foram construídas 400 casas através de recursos do PNHR.

Fábio Menezes, presidente da Fetagro, disse que em todo o Estado de Rondônia são mais de cinco mil habitações rurais já construídas através do programa que melhora a qualidade de vida do homem do campo e faz com que ele permaneça na agricultura.

Maria Pedro dos Santos comemorou dizendo que agora vai ter casa para morar e terra para plantar

Maria Pedro disse que agora vai ter casa para morar e terra para plantar

Para Marcus Rodrigo, da Unidade Técnica da Seagri, o Programa de Habitação Rural beneficia a todos que vivem da agricultura “pois além de melhor conforto o morador tem que ter um projeto técnico social em uma área de 50×50 em volta da moradia para cultivar hortaliças, criar galinhas e plantar frutas, gerando com isso parte da própria alimentação”.

Francisco Venturini, presidente do STTR, agradeceu ao governo de Rondônia pelo empenho e ajuda que tem dado ao homem do campo e à agricultura; e lembrou que o mais importante é dar condições para o agricultor permanecer na zona rural, onde ele é mais feliz.

A agricultora Maria dos Santos, 42 anos, casada, vai morar na nova casa com o esposo e três filhos, e disse que este momento é muito importante para ela, que nunca teve uma casa boa. “Toda vida morei em barraco e agora, além da casa que vamos construir, tenho a terra para plantar e viver como sempre sonhei. Só tenho a agradecer a todos”, afirmou.

Texto: Aristides Araújo
Fotos: Aristides Araújo