Governo de Rondônia
28/03/2024

LABORATÓRIO

Laboratório da Sedam apresenta importância da análise de água no Estado de Rondônia

28 de março de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

As análises são baseadas principalmente nas diretrizes determinantes

Sendo necessária a coleta e análise de água no Estado, o setor de recursos hídricos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam, contempla um  laboratório de águas e efluentes, onde são realizados os procedimentos que buscam avaliar padrões de qualidade, estabelecidos pela legislação, por meio de análises que mostram características relevantes.

São realizadas no laboratório, as análises físicas, químicas e biológicas da água; dejetos industriais; testes como a temperatura; pH; coleta e análise de água superficial, subterrânea, tratada; e efluente. Os testes oferecem resultados de alta complexidade, determinando a qualidade da água e identificando possíveis contaminações. As análises são baseadas, principalmente, nas diretrizes determinadas na Resolução Conama 357/2005, 396/2008 e 430/2011 e Portaria do Ministério da Saúde 888/2021, respectivamente, para água superficial, subterrâneas, efluentes e água tratada. 

O governador de Rondônia, Marcos Rocha destacou a relevância do laboratório, para atender o Estado. “Graças aos nossos técnicos capacitados e à tecnologia empregada no local, o Estado está seguro quanto à qualidade destes resultados. É importante destacar que a análise é fundamental para avaliação da qualidade de água”, disse.

O laboratório pode ser visitado por pessoas que tenham interesse em conhecer este trabalho, e para isso, se faz necessário uma solicitação via ofício à Sedam. Seguindo estas diretrizes, o laboratório recebeu a visita técnica dos professores Marcelo Rodrigues Soares e Douglas Marcelo Pinheiro, acompanhados de seus alunos de graduação do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Amazonas – UFAM.

Os  alunos tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura destinada à coleta de água, e como funciona todo o processo de análise no laboratório, sendo apresentado a eles o papel da Coordenadoria de Recursos Hídricos – Coreh, e os processos de outorga e dispensa de outorga, que são atos administrativos, de autorização ou concessão, mediante o qual o Poder Público faculta ao outorgado fazer o uso da água por determinado tempo, finalidade e condição expressa no respectivo ato. 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Suhayla Razzak e Jorge Fernando
Fotos: Frank Néry
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Água, Ecologia, Governo, Governo Fez e Faz, Legislação, Meio Ambiente, Saúde, Serviço


Compartilhe


Pular para o conteúdo