Governo de Rondônia
24/07/2024

9º CONCAFÉ

Inscrições para o 9º Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia estão abertas até dia 9 de agosto

24 de julho de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

A qualificação do café rondoniense está abrindo novos mercados, inclusive em países da Europa, como a Inglaterra

As inscrições para o 9º Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia (Concafé) seguem até o dia 9 de agosto e a inscrição pode ser feita nos escritórios locais da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), sem ônus para os agricultores. Os interessados precisam apresentar cópia do RG, CPF, documentos que comprovem a posse da propriedade e a ficha de inscrição integralmente preenchida. O regulamento completo pode ser acessado no site da Secretaria de Estado da Agricultura Seagri, através do link: https://rondonia.ro.gov.br/publicacao/inscreva-se-no-9-concurso-de-qualidade-e-sustentabilidade-do-cafe-de-rondonia-concafe-2024-2/.

O Concafé é promovido pelo Governo do Estado e executado pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater/RO) e Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron/RO).

As amostras serão encaminhadas para classificação física e sensorial

Além dos documentos, o participante deve entregar uma amostra representativa do lote, com volume de 3 quilos do café pilado, embalado em saco plástico transparente, identificada com o nome completo do produtor, CPF, telefone de contato e município. O produtor também precisa manter no mínimo 3 sacas de 60 quilos de café pilado, homogêneo e equivalente à amostra inscrita no concurso. A Seagri comunica que a comissão organizadora poderá realizar visitas para conferência dos lotes de café, a qualquer momento durante a vigência do concurso, podendo ser auditadas caso seja necessário.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha a qualificação do café rondoniense,  está abrindo novos mercados inclusive em países da Europa, como a Inglaterra. “Rondônia ganha, pois agrega valor à produção; o pequeno produtor melhora sua renda e qualidade de vida, além de garantir a sustentabilidade na propriedade rural,” pontuou.

O secretário de Estado da Agricultura, Luiz Paulo, detalhou acerca do processo do concurso do café. “As amostras serão encaminhadas à equipe que realizará a classificação física e sensorial por profissionais experientes. “Nós elogiamos o trabalho técnico da comissão organizadora, esse trabalho tem colocado Rondônia no topo da classificação de café no Brasil”, salientou.

PREMIAÇÃO

A cerimônia de premiação ocorre no dia 26 de outubro, em local que será divulgado posteriormente pela comissão organizadora. As premiações contemplarão as categorias geral, regional e sustentabilidade.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jean Carla Costa e Gerson Costa
Fotos: Jessica Ocampo e Frank Nery
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Concursos, Ecologia, Edital, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Meio Ambiente, Região Café, Região Central, Região Cone Sul, Região Madeira Mamoré, Região Vale do Guaporé, Região Vale do Jamari, Região Zona da Mata, Rondônia, Serviço, Sociedade, Tecnologia, Terceiro Setor


Compartilhe


Pular para o conteúdo