Governo de Rondônia
11/01/2025

SAÚDE PÚBLICA

Hospital Regional de Cacoal realiza mais de 130 cirurgias ortopédicas durante mutirão; maioria dos pacientes é do sexo masculino

14 de maio de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

 

Segundo Valdemar Pereira dos Santos, o atendimento e o tratamento que recebeu por parte da equipe médica e de todos os servidores do HRC o deixaram satisfeito

Valdemar Pereira dos Santos se acidentou e foi atendido

O mutirão de cirurgias ortopédicas do Hospital Regional de Cacoal (HRC) realizou, entre os dias 23 de abril e 7 de maio,  139 cirurgias. Os procedimentos foram realizados pelas equipes do HRC e do Instituto Brasileiro de Políticas Públicas (Ibrapp), empresa terceirizada contratada especialmente para a realização deste mutirão, que teve como objetivo principal reduzir a fila de espera e dar celeridade aos trabalhos do Hospital Regional de Cacoal.

Durante o mutirão de cirurgias ortopédicas, pacientes de 22 municípios rondonienses foram atendidos, entre eles Cacoal, Rolim de Moura, Ji-Paraná, Pimenta Bueno, Espigão do Oeste, Ouro Preto, Jaru, Novo Horizonte, São Francisco, Seringueiras, entre outros.

Entre os pacientes atendidos pelo mutirão, 24 são menores de idade, com idades entre 1 e 17 anos. Além disso, foram realizados sete procedimentos em idosos, tendo o mais velho 80 anos de idade. Um dado que surpreendeu foi o número superior de cirurgias realizadas em pacientes do sexo masculino. Das 139 cirurgias realizadas, apenas 33 foram realizadas em pacientes do sexo feminino.

De acordo com a enfermeira Tainá Gisele Idalgo, do setor de regulação e que acompanhou o mutirão de cirurgias, grande parte das cirurgias foi realizada em pacientes envolvidos em acidentes de trânsito, e a isso se deve o maior número de pacientes do sexo masculino.

“Grande parte das cirurgias ortopédicas é por conta de acidentes de trânsito e de acordo com o que a gente acompanha, na prática, os homens são os que mais se envolvem nesse tipo de acidente. Então acreditamos que se deve a isso esse número tão superior de pacientes do sexo masculino, atendidos pelo mutirão de cirurgias”, explicou a enfermeira.

Para o diretor da unidade hospitalar, Marco Aurélio Vasques, o Hospital Regional de Cacoal cumpriu com a sua meta e já traz bons resultados. “Além de praticamente zerar a fila de espera, os resultados positivos alcançados pelo mutirão de cirurgias ortopédicas de Cacoal fez com que o secretário de Estado da Saúde, Williames Pimentel determinasse a realização de um novo mutirão”. Segundo o diretor do HRC, o próximo mutirão deve ser realizado a partir do dia 1º de junho.

"Fiquei surpresa por ser um hospital público e ser tão bom”, enfatizou a mãe da pequena Eliane, que passou por uma cirurgia no braço

Eliane caiu da árvore e machucou o antebraço

Entre os pacientes atendidos pelo mutirão de cirurgias ortopédicas realizado no Hospital Regional de Cacoal está Eliane Lima de Paula, de 10 anos. A pequena Eliane fez uma cirurgia no antebraço no dia 25 de abril. Nesta quarta-feira (13), Eliane voltou ao HRC para o primeiro retorno, acompanhada de sua mãe Vanusa Monteiro de Lima. “O tratamento aqui foi muito bom! Minha filha caiu da árvore e quebrou o braço num dia e no outro já fez a cirurgia, atenderam ela rápido e bem. Os médicos e os enfermeiros trataram ela com carinho, desde o primeiro momento que chegamos aqui. O Hospital Regional é muito bom, todo organizado a alimentação é ótima. Fiquei surpresa por ser um hospital público e ser tão bom”.

Quem também fez questão de dar a sua opinião sobre o Hospital Regional de Cacoal foi a paciente, a pequena Eliane. “Eu gostei muito daqui, os médicos são legais e toda hora vinha comida e comida gostosa”.

Já o auxiliar de produção Valdemar Pereira dos Santos, de 57 anos, precisou de uma cirurgia no braço, após um acidente de motocicleta. Segundo ele, o atendimento e o tratamento que recebeu por parte da equipe médica e de todos os servidores do HRC o deixaram satisfeito. “Antes de ir para o Hospital Regional eu aguardei no Comboni (Pronto-Socorro Estadual) e lá também fui bem tratado. Depois quando fui encaminhado para o Regional, também recebi um tratamento muito bom. Os médicos são muito bons, os outros funcionários, todos me trataram muito bem. A alimentação também foi boa nos dois hospitais”.

Em casa, se recuperando da cirurgia, Valdemar parabenizou a iniciativa do Governo de Rondônia em realizar o mutirão de cirurgias. “Eu tive muita sorte! Meu chefe até brincou que eu me machuquei na hora certa, me quebrei e o mutirão chegou. Mas o governo está de parabéns por realizar este trabalho e acabar com a fila de espera. Todo mundo que tava precisando fez a cirurgia e pôde voltar para casa”.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Giliane Perin
Fotos: Giliane Perin
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia, Saúde, Serviço


Compartilhe


Pular para o conteúdo