NUTRIÇÃO E DIETÉTICA

Hospital Regional de Cacoal assume a preparação de dietas específicas dos pacientes

17 de abril de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Preparação de alimentos no lactário do Hospital Regional de Cacoal

A partir desta semana, o setor de nutrição e dietética do Hospital Regional de Cacoal (HRC) assumiu a gestão do lactário, tornando-se responsável pela preparação das dietas enterais, suplementação via oral e a preparação de mamadeiras com fórmulas específicas. Todas estas dietas são formuladas de acordo com a patologia de cada paciente internado no hospital, com o objetivo de fornecer uma suplementação especial. Até então, uma empresa terceirizada era responsável pela preparação das dietas.

De acordo com a nutricionista responsável técnica pelo lactário, Patrícia de Souza Chagas, sob a gestão do próprio hospital o controle sobre as dietas serão ainda mais rigorosos. “A importância do Estado ter assumido este serviço é que, a partir de agora, o controle será ainda maior. As próprias nutricionistas que prescrevem a dieta é quem vão enviá-las aos pacientes. Nós teremos a certeza de que o que nós prescrevemos será enviado corretamente a cada paciente. Antes as nutricionistas prescreviam e era a empresa terceirizada que preparava e enviava. Nós sempre fizemos o controle, mas agora teremos a garantia total do nosso trabalho”, destacou Patrícia Chagas.

A preparação das dietas e suplementações são trabalhadas seguindo um fluxo pré-estabelecido.

De acordo com a responsável pelo setor, os nutricionistas do HRC avaliam a patologia do paciente e prescrevem qual suplemento ou dieta que ele necessita para auxiliar no tratamento da doença. A partir daí começa o trabalho da equipe do lactário.

“O que chega aqui são os mapas diários, que deverão ser montados todos os dias, de acordo com a necessidade de cada paciente. Então nós montamos a dieta e a suplementação e já garantimos que sejam entregues no horário correto. Os pacientes recebem as dietas preparadas aqui no lactário de três a seis vezes por dia”, disse a nutricionista chefe.

Uma curiosidade apresentada por Paula Chagas foi a qualidade dos produtos e os valores. “Trabalhamos aqui com os melhores produtos disponíveis no mercado, pois queremos oferecer o melhor para cada paciente. Para você ter uma ideia, temos dietas líquidas que chegam a custar até R$300,00 o litro, além disso, existem fórmulas infantis que custam até R$500,00”, explicou.

Segundo ela, apenas com as dietas enterais – ingestão de alimentos através de sonda -, o Hospital Regional de Cacoal chega a atender até 20 pacientes por dia. “Cada paciente recebe seis dietas por dia. Então, fazendo as contas, para atender 20 pacientes diariamente, ao final do mês teremos produzido 3.600 dietas enterais”, disse.

O lactário do Hospital Regional de Cacoal funciona em escala de plantão 24 horas, com um quadro funcional de cinco técnicos em nutrição e uma nutricionista responsável, no atendimento aos pacientes adultos e infantis.

Texto: Giliane Perin
Fotos: Giliane Perin