Governo de Rondônia
04/05/2024

PRODUÇÃO CAFEEIRA

Governo vai investir R$ 4,1 milhões na compra de três milhões de mudas de café

07 de julho de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

O governo de Rondônia deve autorizar nos próximos dias a liberação de R$ 4,2 milhões para a compra de três milhões de mudas de café clonal para distribuição gratuita entre as centenas de micro e pequenas propriedades rurais de Rondônia. A proposta está sob a mesa do Conselho Estadual do Desenvolvimento (Conder), que se reúne segunda-feira (10), às 15h, no Auditório Jerônimo Santana, no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho.

As mudas de café serão adquiridas diretamente dos viveiristas cadastradas na Embrapa

Segundo Pedro Teixeira Chaves, diretor executivo da Superintendência de Desenvolvimento do Estado (Suder), com a aprovação do Conselho, as três milhões de mudas serão adquiridas de viveiristas cadastrados pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e caberá a Empresa Estadual de Assistência de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), todo o trabalho de seleção dos agricultores e a distribuição em época adequada para o plantio.

Dessa forma, além da seleção dos agricultores a serem beneficiados, cabe a Emater fazer a distribuição das mudas e prestar toda a assistência técnica necessária, do plantio à colheita do café. Técnicos da empresa vão percorrer as propriedades levando orientações sobre todo o processo de produção e manejo, forma de plantio, adubação, número médio de hastes, sistema de condução de cafeeiros, desbrota e poda, medidas de controle de pragas, irrigação, colheita, secagem e armazenamento.

A variedade do café BRS Ouro Preto foi desenvolvida pela Embrapa especialmente para as condições de clima e de solo de Rondônia, e além de incrementar a produtividade das lavouras, gerando maior rentabilidade para o produtor rural, tem se revelado um produto de alta qualidade com importante participação e competitividade de nível no mercado nacional do café, com reconhecimento das melhores instituições nacionais do setor.

Nunca é demais lembrar que o estado de Rondônia é o segundo maior produtor de café conilon do país, com quase 2 milhões de sacas, e o quinto maior do Brasil, no geral. O desempenho rondoniense deve-se basicamente a substituição das lavouras tradicionais pelas lavouras com técnicas de plantio, manejo e produção modernos, e principalmente pela utilização de mudas de café melhoradas geneticamente (clonais), que mantêm as características genéticas da planta matriz e garantem a homogeneidade da lavoura, com maior tamanho de grãos, maior uniformidade de maturação dos grãos, melhor qualidade e maior produtividade.

Leia mais:

 Produção de café é incentivada com distribuição de mudas de alta qualidade

 Com incentivo do governo estadual, pequenos produtores do Sul de Rondônia investem na plantação de café clonal

 Agricultor familiar de Vilhena planeja trocar plantação de tomates por café clonal

 Caminho do café apresenta casos bem sucedidos em Rondônia

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Cleuber Rodrigues Pereira
Fotos: Dhiony Costa e Silva
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo