27/04/2024

PRODUÇÃO DO PESCADO

Governo retoma Câmara Setorial da Piscicultura para promover o cultivo do peixe em cativeiro

19 de julho de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Reunião dos membros da Câmara Setorial da Piscicultura de Rondônia

Foi reativada nesta semana, a Câmara Setorial da Piscicultura, ação promovida pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri, que deu mais um passo para consolidar a cadeia da produção do peixe em cativeiro. O presidente Associação de Criadores de Peixe do estado de Rondônia, Francisco Hidalgo Farina, e Mauricio Carlos da Silva Ferreira, membro da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia – Faperon, foram reconduzidos como coordenador e vice-coordenador do novo ente público. A servidora Tamires Santos da Costa, gerente de Aquicultura e Pesca da Seagri, foi eleita 1ª secretária, e Maria Mirtes de Lima Pinheiro, engenheira de Pesca da Emater, a 2ª secretária.

De acordo com o secretário de Estado da Agricultura, Luiz Paulo, a reativação da Câmara Setorial da Piscicultura é um importante passo dado pelo Governo de Rondônia, através da Agricultura, para fortalecer a cadeia produtiva do peixe em cativeiro. Este fórum de integração entre as estruturas públicas e privadas tem como objetivo promover iniciativas e articular políticas públicas que visam o desenvolvimento harmônico da piscicultura no Estado. “Com essa ação, estamos dando um passo firme na direção do crescimento sustentável do setor, garantindo mais oportunidades e qualidade na produção do pescado em Rondônia”, comentou.

Governo de Rondônia incentiva o fortalecimento da cadeia produtiva do peixe em cativeiro

Rondônia é o terceiro maior produtor de peixe em cativeiro. Em 2022, foram produzidas 57.200 toneladas do pescado. Desde 2020, o Estado mantém a posição. O Governo, através de vários organismos, tem promovido o Tambaqui em festivais para garantir a compra do peixe por outros estados. Neste ano, vários eventos estão programados para alguns estados brasileiros, inclusive o Distrito Federal, e até países estrangeiros, como os Estados Unidos. A Câmara Setorial é mais um organismo do Poder Público para garantir apoio ao produtor.

Além da Seagri, participaram da reunião de criação da câmara, a Emater, Sefin, MPA, Conab, Fetagro, Faperon, Acripar, Ifro, Sedam, Idaron, Embrapa e Comsemagri.

Texto: Gerson Costa e Jean Carla Costa
Fotos: Cristian Magno

Governo, Governo Fez e Faz, Infraestrutura, Piscicultura, Rondônia, Tecnologia, Terceiro Setor