Governo de Rondônia
27/04/2024

ENFRENTAMENTO

Governo do Estado institui Comitê de Crise Hídrica para garantir consumo de água potável à população

30 de novembro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Especialistas apontam resultado devastador na bacia do Rio Madeira resultante da combinação de fatores climáticos

Diante da seca dos rios em Rondônia, o Governo do Estado de Rondônia instituiu Comitê de Crise Hídrica, por meio do decreto nº 28.613, publicado na terça-feira (28), no Diário Oficial. Segundo os especialistas, a estimativa é que a seca extrema em toda a Amazônia se estenda pelo primeiro semestre de 2024, decorrente de fatores climáticos como aquecimento anormal dos oceanos e do fenômeno climático El Niño.

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) declarou, em outubro, situação de escassez crítica dos recursos hídricos no Rio Madeira. O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou a seriedade que a situação está sendo tratada no estado. ‘‘O Governo de Rondônia está adotando as medidas necessárias para mitigação da estiagem no Estado de Rondônia. Vamos enfrentar essa crise hídrica com responsabilidade, pensando em proteger o bem-estar da nossa população e também o desenvolvimento do nosso estado’’, explicou.

O Governo do Estado está adotando as medidas necessárias para mitigação da estiagem  em Rondônia

Para enfrentar essa crise, o Comitê criado pelo Governo de Rondônia tem a missão articular ações integrada sem resposta às situações emergenciais ocorridas nos municípios do Estado,decorrentes da estiagem. Assim, tratará do assunto com transparência e orientará sobre as medidas necessárias para garantir o abastecimento de água potável para garantir o consumo humano e o desenvolvimento do estado.

COMITÊ

O Comitê de Crise Hídrica é composto por representantes de diversos órgãos do Governo do Estado, Defesa Civil, planejamento, economia, agropecuária, meio ambiente; vigilância em saúde, comunicação a distribuição de água. Todos os relatórios consolidados pelo Comitê serão encaminhados ao governador para a tomada de decisões, em uma previsão de cenário crítico diante dos baixos níveis de água na Bacia do Rio Madeira.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Josi Gonçalves e Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Economia, Governo, Legislação, Meio Ambiente, Rondônia, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo