Governo de Rondônia
20/04/2024

8º CONCAFÉ

Governo do Estado divulga resultados da categoria qualidade do café

19 de outubro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

É fundamental reconhecer a dedicação dos cafeicultores que contribuem para o fortalecimento da economia de Rondônia

O 8° Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia – Concafé, promovido pelo Governo de Rondônia  e realizado no último dia (7) no município de Cacoal, divulga os resultados da categoria qualidade de bebida e da menção honrosa à sustentabilidade. A divulgação do processo é para garantir a transparência e imparcialidade na avaliação dos cafés participantes. Na categoria qualidade de bebida, foram considerados os cafeicultores que alcançaram uma pontuação igual ou superior a 80 pontos, caracterizando seus cafés como especiais. Essa pontuação significa uma qualidade excepcional, demonstrando todo o esforço e cuidado dedicados pelos produtores no cultivo e processamento dos grãos.

O concurso foi executado por meio da Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri e para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a transparência é um princípio fundamental para garantir a credibilidade do Concafé e fortalecer a confiança de quem participa. “Asseguramos que todas as etapas do concurso sejam conduzidas de forma clara, com o máximo de informações disponíveis para os candidatos e demais interessados”, pontuou.

De acordo com  o secretário da Seagri, Luiz Paulo, a coordenação do Concafé, está disponibilizando os laudos dos cafés inscritos, contendo informações essenciais sobre a classificação física e descritivo sensorial de cada produtor. “Cada café é único, trazendo consigo características distintas que conferem sua singularidade. Através dos laudos, é possível conhecer em detalhes as especificidades de cada lote, proporcionando aos produtores e admiradores da bebida uma imersão na riqueza de sabores, aromas e texturas que compõem o universo do café. Dessa forma, os participantes têm a oportunidade de verificar e entender a avaliação dos especialistas, enriquecendo ainda mais suas práticas e aperfeiçoando seus cultivos a cada edição”, explicou.

QUALIDADE E SUSTENTABILIDADE DO CAFÉ

Os melhores grãos de Rondônia

O processo é para garantir a individualidade e exclusividade dos laudos, a classificação física e descritivo sensorial de cada café inscrito no concurso que será entregue para cada produtor. “Esses laudos serão entregues pela Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater/RO, que desempenha um papel fundamental na assistência técnica e extensão rural aos cafeicultores de Rondônia”, afirmou Luiz Paulo.

O Concafé, não se limita apenas à avaliação da qualidade do café, mas também busca reconhecer a sustentabilidade presente na produção dos grãos. A menção honrosa a sustentabilidade visa destacar e valorizar os produtores que adotam práticas agrícolas responsáveis e ecologicamente corretas. Essa categoria reforça o compromisso do Governo de Rondônia em promover a cafeicultura sustentável, aliando a qualidade dos grãos à preservação do meio ambiente.

Com o resultado do 8° Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia, a Seagri e a Emater/RO esperam incentivar ainda mais a produção de cafés especiais e sustentáveis no Estado. Além disso, a divulgação dos laudos individuais permitirá que os produtores conheçam a avaliação de seus cafés, auxiliando-os a aprimorar suas técnicas e alcançar patamares ainda maiores de qualidade.

É fundamental reconhecer o trabalho árduo e a dedicação dos cafeicultores de Rondônia, que contribuem para o fortalecimento da economia e produzem um café de qualidade excepcional. O 8° Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia reafirma o compromisso do estado em ser referência na produção de cafés especiais e sustentáveis, valorizando o trabalho dos produtores e destacando a importância desse setor para o desenvolvimento regional.

Conheça as notas dos 177 participantes classificados do 8° concurso de qualidade e sustentabilidade do café de Rondônia no link:https://rondonia.ro.gov.br/wp-content/uploads/2023/10/SEI_ABC-0042571948-Demonstrativo-de-Resultado-Concafe-1.pdf


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jean Carla Costa
Fotos: Jessica Ocampo
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Concursos, Ecologia, Economia, Edital, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Indígena, Rondônia, Serviço, Sociedade, Tecnologia, Terceiro Setor


Compartilhe


Pular para o conteúdo