FOMENTO

Governo de Rondônia vai entregar equipamentos para municípios do Vale do Jamari para fortalecer o Programa de Aquisição de Alimento

11 de agosto de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Os equipamentos irão fortalecer o atendimento perante os agricultores familiares participantes do PAA

Com o intuito de fomentar as atividades agrícolas da Agricultura Familiar no Estado, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), vai entregar, nesta quinta-feira (12), para oito municípios da região do Vale do Jamari, 270 equipamentos que serão utilizados na execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Os equipamentos foram adquiridos pelo Contrato de Repasse nº 813533/2014 firmado entre o Governo de Rondônia e o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

Mais de 400 produtores rurais que participam do PAA serão beneficiados com os novos kits de equipamentos que servirão, principalmente para organizar e melhorar a estrutura e a logística de recebimento e distribuição dos alimentos nos 52 municípios. Os equipamentos e mobiliários vão ser entregue às prefeituras municipais, que firmaram convênios com a Seagri, para compor as centrais de abastecimento e distribuições do PAA.

Os municípios de Alto Paraíso, Buritis, Ariquemes, Cacaulândia, Campo Novo de Rondônia, Rio Crespo, Machadinho d’Oeste e Monte Negro serão contemplados com os seguintes equipamentos: (2) balança  eletrônica; (8) mini câmara frigorífica vertical; (260) caixas tipo monoblocos, totalizando 270 equipamentos que correspondem ao valor de R$ 72.120,04.

Oito municípios da região do Vale do Jamari serão contemplados

O valor global do convênio é de R$ 8.964.024,55, sendo R$ 8.492.313,00 de repasse e R$ 471.711,55 de contrapartida do Estado.

A mini câmara frigorífica servirá para otimizar o armazenamento de produtos por meio da refrigeração ou congelamento. As caixas, tipo monobloco serão utilizadas para o armazenamento dos alimentos para transporte e a balança eletrônica para a realização da pesagem dos alimentos e posteriormente distribuição para as entidades cadastradas no PAA.

De acordo com o secretário da Seagri, os bens vão fortalecer o atendimento perante os agricultores familiares e, consequentemente, promover o crescimento e desenvolvimento dos municípios. “O repasse dos bens dará oportunidade de oferecer ao agricultor capacidade maior para refrigeração e conservação de seus produtos, apoio no momento do transporte, o estímulo de permanência no campo com qualidade evitando o êxodo rural, aproximar os agricultores aos canais de comercialização. Vai oportunizar alimentação para famílias em situação de vulnerabilidade social e a garantia da renda para o sustento familiar. É um programa forte que tem ajudado muitas famílias rondonienses”, disse.

O PAA é um programa do Governo Federal executado em parceria com estados e municípios, com o intuito de colaborar com o enfrentamento da fome e da pobreza no Brasil e, ao mesmo tempo, desenvolver e fortalecer a Agricultura Familiar.

O programa utiliza mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares ou de suas organizações, estimulando os processos de agregação de valor à produção e, em contrapartida, atende diretamente pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional.

Texto: Sara Cicera
Fotos: Aldizio Pereira

Agricultura, Agropecuária, Cerimônia, Economia, Evento, Governo, Rondônia, Tecnologia