Governo de Rondônia
27/04/2024

DESENVOLVIMENTO

Governo de Rondônia realiza 4º Festival Internacional do Tambaqui, em São Paulo

24 de outubro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Festival tem como objetivo fortalecer o Tambaqui como uma importante fonte de proteína para a população mundial

Com o objetivo de fortalecer o Tambaqui, como uma fonte de proteína saborosa para a população mundial e atrair bons negócios à cadeia produtiva de peixes, importante para a economia rondoniense, o Governo de Rondônia, realizou na segunda-feira (23), o 4° Festival Internacional do Tambaqui, em São Paulo.

O estado de São Paulo entrou no radar do Governo de Rondônia, como um dos polos de divulgação desta espécie, que se destaca na gastronomia rondoniense. O festival já foi realizado neste mês, em 14 municípios rondonienses, e se prepara para alcançar o público internacional na próxima quinta-feira (26), quando chega à Miami.

O governador do Estado, Marcos Rocha, destacou a importância da divulgação dos potenciais de Rondônia para a população brasileira e internacional. ‘‘Rondônia é um estado em pleno desenvolvimento, um polo de negócios para o Brasil, e com atrativos que o mundo precisa conhecer, como a nossa gastronomia, especialmente o Tambaqui, e é por isso que estamos realizando mais uma vez o nosso festival para São Paulo’’, pontuou.

Durante o festival em São Paulo serão servidos pratos exclusivos preparados com a proteína de Tambaqui

Durante o festival em São Paulo, serão servidos pratos exclusivos, preparados com o Tambaqui, em um jantar de negócios para autoridades e empresários, com o objetivo de expandir as empresas que processam e distribuem o Tambaqui pelo país, e ampliar nacionalmente o consumo deste peixe.

O festival é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico – Sedec, Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri, Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia – Emater/RO e em parceria com a Associação de Criadores de Peixes do Estado de Rondônia – Acripar. Além de contar com a parceria do Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas em Rondônia – Sebrae, e a Associação Brasileira de Criadores de Tambaqui – Abratan.

LIDERANÇA NO BRASIL

Rondônia é líder na produção do Tambaqui no Brasil, segundo o Anuário da Piscicultura da Associação Brasileira da Piscicultura – PEIXE BR, e tem do Instituto Nacional da Propriedade Industrial – Inpi, o reconhecimento da Indicação Geográfica – IG, na categoria “Indicação de Procedência”, para a produção deste, ou seja, o Tambaqui é de Rondônia.

Em 2023, a costelinha do Tambaqui de Rondônia foi premiada em Boston, nos Estados Unidos, como melhor produto de Foodservice (serviço de alimentação), na Seafood Expo NorthAmerica, maior feira de pescados da América do Norte, e deixou para trás mais de 70 outros produtos de diversas partes do mundo, que estavam na competição. E foi o Tambaqui, o escolhido para representar a gastronomia rondoniense na maior feira de turismo da América Latina, a ABAV Expo 2023, realizada no Rio de Janeiro.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Frank Néry/Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Economia, Governo, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo