01/05/2024

NEGÓCIOS

Governo de Rondônia participa de uma das maiores feiras da América Latina

05 de outubro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

A participação de Rondônia na Expocruz, com a participação de várias empresas do Estado

A Exposição de Santa Cruz de La Sierra – Expocruz 2023, uma das mais completas feiras multissetoriais da América Latina, realizada em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, encerrou no dia 1º de outubro. O Governo de Rondônia esteve presente na Feira com o pavilhão da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico – Sedec, e, durante o evento, firmou parcerias com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – ApexBrasil, o Consulado-Geral do Brasil em Santa Cruz de la Sierra, com o Departamento de Promoção Comercial do Itamaraty e construiu uma rede de relacionamento com representações oficiais de governos presentes no pavilhão internacional, tais como a Alemanha, Argentina, Cuba, Equador, Estados Unidos, Paraguai, República Tcheca.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, que está em missão de negócios por países da América do Sul, visitou os últimos dias da Expocruz. “Tivemos a oportunidade de fortalecer ainda mais a relação comercial com a Bolívia, possibilitando a conexão do governo de Rondônia e empresários com outros países presentes no evento. a troca de experiências, vai render bons frutos para o nosso Estado”, destacou.

RONDÔNIA NA EXPOCRUZ

Rondônia manteve contato com representações oficiais de governos presentes no pavilhão internacional

A Expocruz contou com mais de 400 mil visitantes, 33 delegações internacionais e 209 milhões de dólares em intenção de negócios. O stand da Sedec também contou com rodadas de negócio junto a 10 empresas rondonienses que estavam presentes no evento.

De acordo com o secretário da Sedec, Sérgio Gonçalves, “o objetivo do stand de Rondônia foi apresentar as potencialidades do estado, prospectar investimentos de empresas locais, realizar rodadas de negócios entre as empresas rondonienses e bolivianas, e firmar cooperação com instituições internacionais presentes”, afirmou.

BALANÇA COMERCIAL

O comércio exterior da Bolívia gerou mais de 6 milhões de dólares em exportações de produtos rondonienses no ano de 2022. Os produtos que Rondônia mais vende à Bolívia são colchões, que totalizam 500 mil dólares; proteína de frango, que totaliza 350 mil dólares; e cimento, que totaliza 280 mil dólares. Ainda, os produtos que Rondônia mais compra da Bolívia se direcionam a armações e cabos de madeira, com 1 milhão de dólares; couro e pele de bovinos, que totaliza 519 mil dólares e óleos de girassol, que totaliza 150 mil dólares em comércio.

Durante a agenda em Santa Cruz de La Sierra, a comitiva rondoniense também teve a oportunidade de visitar o Parque Industrial Latino-americano, o projeto Nova Santa Cruz – Cidade Inteligente, além de realizar uma série de visitas a universidades e empresas locais sediadas em Santa Cruz.

PAVILHÃO BRASIL

O Pavilhão do Brasil, como um todo, se destacou como o maior espaço da feira e reuniu empresas brasileiras de pequeno e médio porte que buscam se inserir no mercado boliviano, além de instituições ligadas ao comércio exterior. Foram realizadas rodadas de negócios pela Câmara de Industria, Comercio, Serviços y Turismo de Santa Cruz – Cainco, a Câmara de Comércio Boliviana-Brasileira – Cambobra, e uma missão empresarial com a presença de empresas brasileiras de diversos setores.

Texto: Andréia Fortini
Fotos: Ana Carolina