27/04/2024

ESQUADRILHA DA FUMAÇA

Governo de Rondônia participa da celebração de 150 anos de Santos Dumont, em Porto Velho

05 de julho de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

A 2ª apresentação da Esquadrilha da Fumaça, durante o Circuito Santos Dumont 150 anos em Rondônia será no Espaço Alternativo, em Porto Velho

O pai da aviação, Santos Dumont, completaria 150 anos no dia 20 de julho de 2023. Para celebrar essa data histórica, a Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira – FAB realiza o Circuito Santos Dumont. O circuito de demonstrações aéreas está percorrendo cinco estados brasileiros e encerra no dia 15 de julho na Colômbia. Somente em Rondônia são duas apresentações: a primeira aconteceu na terça-feira (4), em Ariquemes, e a segunda será no dia 7 de julho, no Espaço Alternativo, em Porto Velho.

Primeiro avião construído por Santos Dumont foi o 14 BIS

Na Capital, o evento tem a parceria do Governo de Rondônia, por meio da Casa Militar, da Superintendência Estadual de Turismo – Setur e Prefeitura de Porto Velho. De acordo com o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Valdemir Carlos de Góes, “esse evento tem como objetivo promover uma maior integração entre as instituições e a sociedade. É fundamental para promover o sentimento de pertencimento, ressaltando a importância do trabalho em conjunto para o progresso da região”, ressaltou.

Para o governador Marcos Rocha, “o evento também é uma oportunidade de divulgar as potencialidades turísticas do nosso Estado, já que promete reunir milhares de pessoas em uma atmosfera de emoção e admiração, celebrando os 150 anos de Santos Dumont, homenageando o célebre aviador brasileiro e relembrando sua importância para a aviação mundial”, salientou.

A demonstração aérea da Esquadrilha da Fumaça em Porto Velho será no Espaço Alternativo, às 16h30, oferecendo uma vista privilegiada aos espectadores acompanharem a exibição dos habilidosos pilotos. O local estará preparado para receber a população a partir das 15h. Segundo o superintendente de Turismo, Gilvan Pereira Júnior, “o Centro de Atendimento ao Turista – CAT móvel da Superintendência de Turismo, também estará no Espaço Alternativo, divulgando as informações turísticas e as potencialidades de Rondônia”, explicou.

CAT MÓVEL

CAT Móvel da Setur estará presente no Circuito Santos Dumont 150 anos em Porto Velho

O CAT móvel é uma unidade móvel equipada com materiais informativos e agentes capacitados, para oferecer orientações e tirar dúvidas dos turistas sobre os pontos turísticos locais, programações culturais, opções de lazer, gastronomia, entre outros.

SANTOS DUMONT

O mineiro Alberto Santos Dumont foi um aeronauta, esportista, autodidata e inventor brasileiro. É amplamente reconhecido como pai da aviação, tendo realizado o primeiro voo homologado da História. Santos Dumont projetou, construiu e voou os primeiros balões dirigíveis com motor a gasolina.

Texto: Andréia Fortini
Fotos: Izaias Gomes e Força Aérea Brasileira