28/04/2024

SOLIDARIEDADE

Governo de Rondônia leva assistência às famílias atingidas pela enchente dos rios Mamoré e Guaporé

05 de abril de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Embarcações de várias instituições somaram na força humanitária para atender as famílias atingidas

Dando continuidade às ações de governo para auxiliar as famílias atingidas pelas enchentes, o Estado de Rondônia atua para atender as comunidades atingidas e desabrigadas na zona Rural do município de Guajará-Mirim, onde o acesso é por meio fluvial ou aéreo. Duas forças tarefas foram designadas para as áreas indígenas, extrativistas e ribeirinhas.

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil – Cedec recebeu a informação no dia 27 de março sobre a inundação na região por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil – Compdec. Uma força humanitária foi organizada para atender as famílias atingidas às margens do rio Pacaás Novos foram atendidas por equipes que somaram esforços, tendo como instituições envolvidas: Coordenadoria Estadual de Defesa Civil – Cedec; Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil – Compdec; Polícia Militar – PM; Corpo de Bombeiros – CBM/RO, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam; Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social – Seas, Prefeitura de Guajará-Mirim; Fundação Nacional do Índio – Funai e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBIO.

COMUNIDADES ATINGIDAS

As comunidades que foram afetadas pela enchente do Rio Guaporé e Rio Mamoré são: Boa Vista, Margarida, Encrenca, Santa Izabel e Nova Brasília.

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social – Seas, disponibilizou para 45 famílias que residem ao longo do rio Pacaás Novos, 35 cestas básicas e 400 fardos de água.

As equipes chegaram até as comunidades atingidas

O governador de Rondônia, Marcos Rocha destacou a relevância em atender a população rondoniense, em conjunto com as demais secretarias e órgãos parceiros, procurando sempre preservar vidas.

“Estamos trabalhando em conjunto para alcançar a todos que estão sendo afetados pelas alagações, principalmente, se tratando da comunidade extrativista, indígena e ribeirinha. Com o apoio das esferas municipais e federais é possível garantirmos o auxílio necessário neste momento tão difícil que as famílias passam”, declarou.

O coordenador da Defesa Civil de Rondônia, coronel BM Tadeu Sanchez Pinheiro pontuou que, o nível do rio Mamoré, que banha o município de Guajará-Mirim, está na cota de alerta com 10,52m mantendo esse patamar desde sábado.

“Diariamente estamos em contato com a coordenadoria do município de Guajará-Mirim, para atender da melhor maneira possível, as famílias atingidas. O rio Mamoré está na cota de alerta, porém sem famílias atingidas no perímetro urbano. A Defesa Civil de Rondônia continua monitorando os níveis dos rios e também pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – Cemaden”, concluiu.

Texto: Minerva Soto
Fotos: Defesa Civil/Polícia Militar

Água, Assistência Social, Cidadania, Distritos, Governo, Governo Fez e Faz, Inclusão Social, Indígena, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Sociedade, Transporte