28/04/2024

MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA

Governo de Rondônia investe em maquinários e implementos para produtores familiares

05 de julho de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Foram firmados convênios federais com os ministérios para os investimentos

Para garantir a melhoria da qualidade da produção agrícola e incentivar a permanência dos produtores rurais em suas propriedades, agregando valores para aumentar a renda familiar, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri em parceria com a União, por intermédio dos Ministérios da Agricultura – Mapa, Ministério do Desenvolvimento Social – MDS e Ministério da Defesa – Programa Calha Norte, investiu um total de R$ 159.824.338,09 (Cento e cinquenta e nove milhões, oitocentos e vinte e quatro mil, trezentos e trinta e oito reais e nove centavos) na aquisição de maquinários e implementos agrícolas, destinados às prefeituras e associações rurais. Os convênios federais firmados com os ministérios somaram R$ 119.780.459,32 (cento e dezenove milhões, setecentos e oitenta mil, quatrocentos e cinquenta e nove reais e trinta e dois centavos).

O governador de Rondônia, Marcos Rocha destaca que os equipamentos atendem os produtores ligados ao Programa de Aquisição de Alimentos – PAA. “As entidades interessadas devem se inscrever nas seleções abertas nos editais municipais e estaduais. Aos 52 municípios de Rondônia já foram entregues kits com trator, grade e carreta, motoniveladoras, retroescavadeiras, pá carregadeiras, escavadeiras hidráulicas, veículos, caminhões,  caminhões basculante e caminhões pipa; mobiliários para o PAA (mesas, cadeiras, armários, mini câmaras, monoblocos e balanças, computadores), perfuratriz, roçadeiras, carretas, entre outras várias máquinas pesadas”, ressaltou.

Os recursos são depositados em conta de convênios das Prefeituras

Por outro lado, o Governo de Rondônia investiu de 2019 para 2023 mais de R$ 40.043.878,77 (quarenta milhões e quarenta e três mil e oitocentos e setenta e oito reais e setenta e sete centavos). Os recursos são depositados em conta de convênios das Prefeituras, associações e entidades sem fins lucrativos, as quais são responsáveis pela compra e aplicação do plano de trabalho, pelo zelo da máquina e manutenção, os objetos dos convênios em referência são: transporte de calcário, aquisição mudas de café e cacau, aquisição de equipamentos e implementos agrícolas, aquisição de alimentos agrícolas, veículos e materiais permanentes.

O secretário de Estado da Agricultura, Luiz Paulo enfatizou que, vários municípios foram contemplados, lembrando que Pimenteiras do Oeste recebeu kits do PAA, como mini câmara, monoblocos, balanças e uma retroescavadeira para ajudar as pequenas propriedades a desenvolver suas atividades. “Vamos avançar ainda mais neste ano de 2023”, ressaltou.

Mais de 90 produtores rurais estão sendo atendidos com o transporte do leite

A Associação Agropecuária Rio Tamanduá é um exemplo das várias entidades atendidas com os recursos. Localizada no município de Governador Jorge Teixeira, na região da Bacia Leiteira, a Rio Tamanduá assinou o Termo de Fomento com a Seagri e recebeu um caminhão carga seca, no valor de R$ 400 mil reais para transporte de produtos da agricultura familiar.  Para o produtor rural Gelson Antônio Calvi, “a parceria entre a Associação Rio Tamanduá e a Seagri é um exemplo de como os recursos repassados podem fazer a diferença na vida das entidades. São mais de 90 produtores rurais que estão sendo atendidos com o transporte do leite e esses investimentos são fundamentais para impulsionar o desenvolvimento do setor agropecuário, promovendo o crescimento econômico e melhorando a nossa qualidade de vida”.

Texto: Jean Carla Costa e Gerson Costa
Fotos: Arquivo Seagri

Agricultura, Agropecuária, Convênios, Economia, Governo, Governo Fez e Faz, Rondônia, Serviço, Tecnologia