16/07/2024

Governo de Rondônia defende normalização do preço da arroba do boi

16 de fevereiro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

reunião com a seagri,frigorificos epecuaristas fotos de ésio mendes-15.02.2016-  (5)

Confúcio Moura pediu entendimento para que os preços praticados no primeiro semestre de 2015 sejam restabelecidos

Pecuaristas e proprietários de frigoríficos em Rondônia debateram, na segunda-feira (15), no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho, as razões que levaram à redução do preço da arroba do boi, que afetou o setor produtivo e, consequentemente, as receitas estaduais. O governo de Rondônia foi mediador da reunião. Outro encontro foi marcado para o próximo dia 25. O governador Confúcio Moura elogiou a busca pelo entendimento manifestada pelas partes e defendeu o restabelecimento dos preços que eram praticados até o primeiro semestre de 2015.

Foi a primeira vez que as partes antagônicas sentaram-se à mesa para tratar do assunto. A mobilização do setor produtivo, denominada Grito da Pecuária, levou como pauta o retorno da política de preços adotada até o ano passado, quando a diferença da arroba vendida em Rondônia e em São Paulo era de até 10%. Os produtores também pediram que plantas frigoríficas que se encontram fechadas voltem a fazer abate.

Lideranças dos proprietários de frigoríficos apresentaram razões para a queda do preço da arroba do boi produzido em Rondônia citando a conjuntura internacional do mercado, a falta de valor agregado ao produto e o custo frete.

O presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne(Abiec) Antônio Jorge Carmadelli disse que há restrições que prejudicam a competitividade da carne bovina de Rondônia no mercado externo. A qualidade, segundo ele, está cada vez mais atrelada ao padrão exigido pela União Europeia. Apesar disto, Carmadelli deixou claro que há intenção de discutir amplamente a questão e buscar solução positiva para pecuaristas e frigoríficos.

O líder dos exportadores propôs a criação de um consórcio de municípios para, entre outras questões, tratar do cumprimento da exigências da União Europeia, que mandará missão para avaliar a qualidade do rebanho bovino da região nos próximos meses.

Representando pecuaristas, Hélio Dias argumenta que o setor investiu em melhoria genética no rebanho e que isto precisa ser reconhecido

Os produtores da região rebateram alegando que os argumentos estavam mais voltados para o mercado externo e que, ainda no país, a política de preços não está plenamente justificada. O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia (Faperon) Hélio Dias, justificou o Grito da Pecuária acentuando que o setor muito investiu na melhoria genética, pastagem e nutrição animal. Segundo ele, os resultados são claros. “Isto precisa ser reconhecido”, acrescentou, além de lembrar que até pouco tempo havia em torno de 19 plantas frigoríficas fazendo abate e atualmente restam apenas 11.

RECEITA

Em nome dos pecuaristas, o empresário Adélio Barofaldi, que preside a Associação dos Produtores Rurais de Rondônia (Arprro), elencou entre os prejuízos causados pela repentina queda dos preços, imposta pela indústria da carne bovina, o fechamento de plantas de frigoríficos, o impacto na receita estadual,  e fechamento de postos de trabalho.

Barofaldi chamou a atenção para o fato de que muitos produtores estão transportando o gado em pé para comercializar em outros estados, inclusive São Paulo. Segundo ele, apesar dos cerca de 3 mil quilômetros percorridos, o boi ainda é comercializado com vantagem neste sistema.

Em outra parte da explanação, o pecuarista destacou que a carne bovina representa  20% do Produto Interno Bruto(PIB) de Rondônia e que o estado caminha para ser o maior produtor do país nesta item.

ALINHADOS

Confúcio Moura, que abriu a reunião e, em seguida, encarregou o vice-governador Daniel Pereira de servir como mediador, fez uma intervenção para dizer que gostaria que o debate fosse produtivo. Segundo o governador, causou estranheza o fato de que, em junho de 2015, todos os frigoríficos passaram a pagar preços alinhados, bem abaixo do praticado até então. Ele ainda defendeu o restabelecimento dos valores, ainda que com diferença de até 10% em relação ao pago pela carne bovina de São Paulo, como sempre ocorreu.

As bancadas federal e estadual também participaram da reunião e manifestaram apoio irrestrito aos esforços para restabelecer o preço da arroba do boi a valores do primeiros semestre de 2015. O senador Valdir Raupp prometeu encaminhar a discussão aos setores que podem contribuir para a solução do impasse. Ele advertiu que, apesar dos argumentos apresentados pela indústria, o preço ao consumidor continua em alta.

Para o deputado federal Nilton Capixaba, há indicativos de que o assunto será devidamente esclarecido e de forma positiva. Ele pediu que a mobilização seja mantida e que os debates cheguem a Brasília, que é o centro das grandes decisões nacionais. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Maurão de Carvalho, explicou que já acompanhava a movimentação da queda dos preços da carne há algum tempo e que isto ocorreu também no estado de Mato Grosso. Ele assegurou que o parlamento vai cumprir seu papel e investigar as razões da alteração negativa dos preços, mas defendeu o entendimento.

Como mediador, o vice-governador concedeu tempo para que as partes apresentassem justificativas e propôs um novo encontro, de comissões dos grupos, para avançar nos debates e ficou acertado que pecuaristas e indústria voltarão à negociações no dia 25. A data foi sugerida por Carmadelli, que um dia antes terá audiência com a ministra da Agricultura, Kátia Abreu. Segundo Daniel Pereira, as demandas que forem apresentadas ao governo do estado serão avaliadas e respondidas no tempo oportuno.

Texto: Nonato Cruz
Fotos: Ésio Mendes