Governo de Rondônia
17/07/2024

Governo busca controle da cigarrinha das pastagens

30 de junho de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Pecuaristas assistem palestra sobre o controle de pragas

Pecuaristas assistem palestra sobre o controle de pragas

A Cooperativa Mista Agroindustrial da Amazônia Ltda, Coopama, realizou sexta-feira, 27, no recinto de leilões, do parque de exposição de Vilhena, palestra sobre o manejo integrado da cigarrinha em pastagem. A atividade foi destinada a pecuaristas e cooperados.

O presidente da Coopama, Carlos Eduardo Polo Sartor, falou das buscas da cooperativa nas tecnologias no campo, obtendo bons resultados. Ele destacou a preocupação com a praga conhecida como cigarrinha das pastagens. “Buscamos o controle da cigarrinha porque se conseguirmos acabar com essa praga, teremos condições de dobrar nosso rebanho”.

O secretário da Seagri, Evandro Padovani, enfatizou que o estado deixa de produzir um número expressivo de bezerros todos os anos por causa da cigarrinha nas pastagens. “A cigarrinha no estado de Rondônia causa grandes prejuízos para o estado, os efeitos causados nas gramíneas diminuem a ingestão do animal, causando perda de peso e outros efeitos entre as fêmeas”.

De acordo com a Embrapa, o fungo Metarhizium anisopliae, que causa a doença-verde em diversas espécies de insetos, é um dos mais eficazes controladores biológicos das diversas espécies de cigarrinhas que ocorrem na agricultura. “O estado vem promovendo estudos e estimulando os agricultores para utilizar todas as tecnologias disponíveis para combater essa praga”, explicou.

Cigarrinha

As cigarrinhas das pastagens são insetos sugadores, essencialmente graminícolas, pertencentes à ordem Hemiptera – Homoptera, família Cercopidae, que compreendem várias espécies, distribuídas nas mais diversas condições ecológicas. Na fase adulta, os insetos sugam seiva das folhas e inoculam toxinas, causando intoxicação sistêmica nas plantas (fitotoxemia), que interrompe o fluxo de seiva e o processo vegetativo, e provocam um amarelamento das gramíneas.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Dhiony Costa e Silva
Fotos: Dhiony Costa e Silva
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária


Compartilhe


Pular para o conteúdo