Governo de Rondônia
19/04/2024

Governo apoio indústria calçadista no Estado

29 de janeiro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

O secretário de Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri) Evandro Padovani recebeu do presidente do Instituto de Tecnologia do Couro e Calçados de Rondônia, Sr. Willy Marques, o projeto para implantar uma indústria de calçados no município de Cacoal.

DSC_0132Os técnicos da Seagri que acompanharam a explanação do projeto pelos Srs. Willy Marques e Cesar Nicoletti, diretor financeiro da instituição, entenderam como positiva com uma ampla abrangência social e econômica a proposta para implantação de um polo calçadista no Estado. O secretário Evandro Padovani garantiu o apoio do Governo do Estado no sentido de que este polo calçadista seja implantado.

O Sr. Willy  Marques, mostrou que objetivo é qualificar por meio do Instituto de Tecnologia do Couro e Calçados de Rondônia, a mão-de-obra para a indústria do calçado no Estado visando desenvolver e implantar também fábrica de artefatos e equipamentos de proteção individual (EPI-S) a partir do beneficiamento integral do couro em Rondônia.

De acordo com o diretor financeiro, Cesar Nicoletti, o primeiro passo foi procurar a Seagri em busca de apoio do Governo do Estado. Como a instituição não tem fins lucrativos e já tem emenda parlamentar do deputado Nilton Capixaba no valor de R$ 1 milhão, para aquisição de equipamentos para indústria-escola que faz parte do projeto.

Parceria   

A proposta é de que o Governo do Estado entre como parceiro na doação do terreno em comodato e outros benefícios, bem como oferecer suporte técnico e jurídico. A indústria vai gerar desenvolvimento tecnológico na área do couro e na produção de calçados, gerando inclusive uma mídia positiva ambientalmente falando, devido às normas inseridas no projeto.

Também a partir da indústria calçadista, pode ser instalada em Rondônia uma indústria de celulose e papelão, aproveitando a matéria-prima que existe na região (as sucatas de papelão). A geração de empregos por meio da indústria de calçadista é uma das maiores cadeias produtiva e geradora de emprego e renda no Brasil.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agropecuária


Compartilhe


Pular para o conteúdo