Governo de Rondônia
27/04/2024

PREVENÇÃO

Governador Confúcio Moura fiscaliza prédios e órgãos públicos contra o Aedes aegypti

17 de fevereiro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Confúcio Moura fiscalizou algumas instalações públicas para eliminar locais com potencial para a proliferação do mosquito

Confúcio Moura fiscalizou algumas instalações públicas para eliminar locais com potencial para a proliferação do mosquito

Uma inspeção rigorosa no prédio onde mora, e nos órgãos públicos instalados nas proximidades, para detectar locais com potencial para abrigar e proliferar o mosquito Aedes aegypti. Foi assim que o governador Confúcio Moura cumpriu, às 6h30 desta quarta-feira (17), o compromisso de participar do combate ao mosquito. Ele reafirmou o compromisso do estado em evitar que as doenças transmitidas pelo inseto causem impacto na saúde dos rondonienses.

Enquanto verificava se havia locais com água parada e indícios da presença do mosquito que transmite doenças, como dengue, febre chikungunya e o zika vírus, Confúcio reiterou que secretários de estado, adjuntos e chefes de autarquias devem ser exemplo nas repartições.

Para o governador de Rondônia, a fiscalização deve ser rigorosa nas repartições públicas e fora delas. Ele observou detalhes que podem passar despercebidos, como lixeiras e pequenos objetos deixados ao relento, que podem acumular água da chuva. “Nada deve ficar para servir de ambiente para o mosquito se instalar e procriar”, advertiu.

REFORÇO

A Agência de Vigilância Sanitária (Agevisa) será acionada para dar ênfase às informações sobre o que deve ser feito nas repartições para combater ao Aedes. Segundo o governador, tem que haver compromisso de todos para que a batalha pela saúde da população seja vencida.

O governador recomendou que os chefes de famílias dediquem tempo para realizar, se for possível, aos sábados, para inspeção. “A operação deve ser repetida até que a doença esteja erradicada. É desta forma que vamos vencer a guerra contra o mosquito”, disse.

Sobre as providências para combater a incidência do mosquito nas moradias, Confúcio sugeriu que os proprietários liderem as faxinas. Os moradores, segundo ele, também devem observar as casas vizinhas para identificar se não há locais com água parada.

No sábado (13), o governador participou, em Porto Velho, da mobilização do Dia Nacional de Combate ao Aedes Aegypti, juntamente com o secretário especial da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas. Participaram também, bombeiros militares, policiais civis e militares, além de voluntários que visitaram casas e prédios para orientar sobre como evitar a presença do mosquito.

Saiba mais

Em pronunciamento, governador Confúcio Moura conclama sociedade rondoniense no combate ao Aedes Aegypti

Mobilização e disciplina marcam Dia Nacional de Combate ao ‘Aedes aegypti’ em Rondônia

Porto Velho é tomada por milhares de agentes contra o Aedes Aegypti

Governo de Rondônia decreta situação de emergência e declara guerra ao Aedes aegypti nos 52 municípios


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia, Saúde


Compartilhe


Pular para o conteúdo