Governador acompanha andamento de obras na Capital

05 de junho de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

6 - CENTRO DE IMAGENSPara acompanhar o andamento de várias obras em Porto Velho, que estão em fase de conclusão, o governador Confúcio Moura reservou parte da agenda da manhã desta quinta-feira (5) para ir aos canteiros conversar com engenheiros, mestres de obras e gestores das pastas responsáveis. Antes, o governador passou pela Policlínica Oswaldo Cruz, que teve a nova estrutura na avenida Jorge Teixeira inaugurada há pouco mais de dois meses.

O governador conversou com o diretor,  Kenner Granado, discutindo detalhes para dar resposta mais rápida aos pacientes com problemas oftalmológicos; e ouviu pacientes e acompanhantes, a exemplo da professora Leny, de Guajará-Mirim, que trata de uma infiltração no joelho e acompanha o esposo em exames pré-cirúrgicos; e Edna Pereira, de Machadinho do Oeste, que faz tratamento contra hepatite ao mesmo tempo em que também acompanha um filho com o mesmo problema. “Só temos a agradecer por essa nova estrutura, onde o atendimento nem se compara ao do prédio antigo, na BR-364”, afirmaram.

Centro de Imagens

Em seguida, o governador foi para o Centro de Imagens, que está sendo finalizado também nas proximidades do Hospital de Base Ary Pinheiro. Construído com recursos de compensações da usina de Jirau no rio Madeira, conforme o secretário adjunto de Saúde, Luís Eduardo Maiorquim, o empreendimento está na fase de instalação da maioria dos equipamentos de última geração e em breve será feita licitação para escolha da empresa gestora. Após a inauguração, a expectativa é que por dia sejam realizadas até 60 tomografias, 40 ressonâncias magnéticas, 40 ultrassonografias, 20 colonoscopias e de 60 a 80 raios-x. “Teremos também angiorressonância, angiotomografia, ultrassonografia por Doppler, endoscopia, entre outros”, destacou, explicando que a ultrassom por Doppler é feita para avaliar as circulações sanguíneas no feto, entre o feto e a placenta e entre a mãe e a placenta. Além de avaliar a anatomia, o crescimento, a posição e a apresentação do bebê, a quantidade de líquido amniótico e as características da placenta.

Espaço alternativo

6 - ESPAÇO

No Novo Espaço Alternativo, outra obra considerada prioritária, principalmente para os adeptos da prática desportiva, que buscam nos exercícios físicos a melhoria da qualidade de vida, o governador questionou o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Ubiratan Gomes; e o diretor Operacional, Eduardo Guidi, sobre o material utilizado, as etapas e a previsão para a entrega da obra. “Antes, governador, vamos realizar vários eventos prévios para o público ir se familiarizando com o novo espaço que, com certeza, garantirá mais conforto para quem caminha ou gosta de pedalar”, disse o diretor, ressaltando a preocupação também para com o acesso das pessoas com deficiência, em especial as cadeirantes.

Orgulho do Madeira

6 - ORGULHOAcompanhado do secretário estadual de Assistência Social (Seas), Márcio Félix, o governador ainda visitou o Condomínio Residencial Orgulho do Madeira, que está com pelo menos 50% dos quatro mil imóveis (3.744 são apartamentos e 256 casas) prestes a ser entregues. Segundo Márcio Félix, o sorteio de mil casas está previsto para o próximo dia 14, na Talismã 21; enquanto outras mil serão sorteadas no dia 21. No primeiro, serão contemplados os que integram a cota especial, que são pessoas com deficiência, idosas, mães solteiras, totalizando um percentual de 3%. Além das pessoas que se inscreveram em outubro, serão beneficiadas também as famílias desabrigadas pela enchente do rio Madeira, que passaram a ter prioridade diante da situação vulnerável a que estão após ter suas casas invadidas pelas águas, além de ter perdido a lavoura e criação. A entrega dos imóveis também será em duas etapas, sendo a primeira em julho e a segunda em agosto. A expectativa é de que até o fim do ano sejam entregues os outros dois mil imóveis.

O Orgulho do Madeira está numa área privilegiada, consistindo em uma nova cidade, dispondo de toda infraestrutura necessária, como duas escolas, sendo uma de Ensino Médio, e acesso por três vias, que são a Plácido de Castro, Rio de Janeiro e Osvaldo Ribeiro. Outras oito mil residências estão sendo construídas noutros bairros da Capital.

Texto: Veronilda Lima
Fotos: Ésio Mendes