Governo de Rondônia
27/04/2024

COMEMORAÇÃO

Fundação Rondônia de Amparo às Ações Científicas e à Pesquisa completa 12 anos e se torna reconhecida nacionalmente

25 de julho de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

A Fapero nasceu da necessidade do desenvolvimento das ações científicas e da pesquisa em Rondônia

Em comemoração aos 12 anos de da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Rondônia – Fapero, nos próximos dias 27 e 28 de julho a Fapero realiza em Porto Velho, o Simpósio de Ciência e Pesquisa – Simfap, alusivo à celebração dos seus 12 anos. Haverá palestras, mesa redonda e debates do universo rondoniense em Ciência, Tecnologia e Inovação.

A Fapero completa nesta terça-feira (25), 12 anos de existência. Foi em 2011, que a Constituição do Estado estabeleceu em Lei Estadual que, “o amparo à pesquisa científica será propiciado pelo estado de Rondônia, por meio de uma Fundação, organizada em moldes a serem estabelecidos por lei”. Criada pela Lei nº 2.528, de 25 de Julho de 2011, a Fapero teve um salto de crescimento e reconhecimento nos últimos quatro anos, dados os investimentos e atenção do Governo de Rondônia, que tem contribuído para o desenvolvimento da Fundação Rondônia.

A Fapero levou mais de uma década até se tornar realidade. Atualmente ampara pesquisa científica através do fomento com parcerias institucionais e paga mais de 170 pesquisadores bolsistas. São vários programas diferentes, destacando o Programa de Bolsas para Capacitação e Fixação de Recursos Humanos em Ciência e Tecnologia – Cafix, criado em 2021, como marca da atual gestão da Fundação Rondônia, que institucionalmente, contribui para a cooperação mútua entre as áreas ambiental, social e da saúde.

Lançamento do Programa Centelha em Rondônia em 2022 que ascendeu a Fapero nacionalmente

A doutora e membro do Núcleo de Controle de Projetos e Bolsas da Fapero, Glaucilene da Silva Costa, que é bolsista Cafix, destacou que, a produção científica por meio de iniciativas de pesquisa e inovação em instituições de ensino superior, é um dos pilares da construção para o desenvolvimento de Rondônia. “Tais elementos são fundamentais para melhorar a qualidade de vida das pessoas e oferecer novas oportunidades à população rondoniense”, ressaltou.

A Fundação Rondônia tem como missão a formação de recursos humanos em alto nível e conta com comunidade de pesquisadores e suas instituições representativas, que avançam em pesquisas que podem mudar a realidade para melhorias econômicas do Estado. O presidente da Fapero, professor Paulo Renato Haddad afirmou que, “esse processo de cooperação intensa, de produção de conhecimento, difusão e divulgação, forma um estoque de informações que permite aos pesquisadores melhor desempenho e, consequentemente, melhorias em todas as áreas da atividade humana, em Rondônia como um todo.

Em seus 12 anos a Fundação Rondônia atingiu o maior número de bolsistas. O maior programa amparado pelo Governo de Rondônia por meio da Fapero é o Programa Instit

Grupo de pesquisadores e cientistas amparados pela Fapero

ucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica – Pibic/Pibit. Ao todo são 89 bolsistas vinculados em universidades e institutos federais, nos principais municípios polos regionais de Rondônia. Enquanto o Pibic busca gerar conhecimento novo a partir de descobertas, o bolsista Pibit se utiliza desse conhecimento prévio de pesquisa para desenvolver, criar ou inventar um processo, produto ou serviço, visando o mercado.

Pela primeira vez em seus 12 anos de existência, a Fapero, através de seu presidente Paulo Haddad, ocupa a Diretoria do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa – Confap, representando a região Norte. Outro destaque em seus 12 anos foi a conquista em 2022 da premiação nacional em Ciência, Tecnologia e Inovação – CT&I. O pesquisador Luis Francisco Machado Pfeifer conquistou a 1ª colocação em premiação nacional de Ciência e Tecnologia, em São Paulo.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Victória Angelo Bacon
Fotos: SECOM, FAPERO E PGBIOEXP/UNIR
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cerimônia, Ecologia, Governo, Governo Fez e Faz, Rondônia, Serviço, Sociedade, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo