04/05/2024

EDUCAÇÃO

Fundação de Amparo à Pesquisa de Rondônia abre programa de iniciação científica para alunos da rede pública

16 de julho de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Novos pesquisadores, futuros cientistas

Nesta semana, de 13 a 17, na Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa (Fapero), se reúne a Comissão Interna Avaliadora, formada por 12 doutores, a fim de qualificar as mais de 100 propostas das chamadas de mestrado e doutorado, para alunos e professores da Universidade Federal de Rondônia (Unir).

Em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o governo de Rondônia, via Fapero, está recrutando doutores, mestres e alunos dos ensinos fundamental e médio da rede pública para participarem do projeto de iniciação científica que capacita novos pesquisadores e futuros cientistas.

O presidente da Fapero, Francisco Elder, ressalta a importância deste primeiro programa de qualificação e a quantidade de trabalhos apresentados, pois “montamos a Comissão Interna Avaliadora, com quatro doutores de fora de Rondônia e oito do nosso estado. Outra grata surpresa foi termos mais de 100 projetos a serem submetidos à banca. Esta é mais uma conquista do governador Confúcio que, desde o começo da Fapero, tem nos orientado a não medir esforços para elevar o nível do nosso ensino superior”. Os resultados das avaliações serão publicados no site da entidade: www.fapero.ro.gov.br e no Diário Oficial do Estado: http://www.diof.ro.gov.br/.

Em janeiro passado a Fapero lançou o edital de convocação recrutando doutores ou mestres e alunos dos ensinos fundamental e médio da rede pública de ensino, para participarem do projeto de Iniciação Científica Júnior (IC-JR), que é um programa do CNPq, braço científico do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), que busca inserir os alunos das redes estaduais de ensino (6º ano em diante), no mundo científico, apresentando metodologias de pesquisas e projetos, pensamento lógico, ambientes de laboratórios, para que a cultura científica seja disseminada e multiplicada.

Em Rondônia o IC-JR oferece 25 vagas para doutores ou mestres (instrutores) e 100 para alunos. Restam ainda 10 vagas para instrutores e 40 para alunos. Uma nova chamada será feita no dia 23 e terá 15 dias de duração. As inscrições para instrutores podem ser feitas no site www.fapero.ro.gov.br, clicando no link SigFapero. A metodologia de recrutamento dos alunos da rede estadual de ensino segue critérios técnicos, como o perfil sócio científico das crianças e adolescentes, avaliados pelos educadores e instrutores. Cada cientista seleciona 4 educandos, que serão acompanhados por pelo menos um ano, e os instrui e capacita.

O professor Andreimar Soares, diretor científico da Fapero, disse que IC-JR privilegia os professores doutores ou mestres da rede pública de ensino estadual, que receberão um aditivo em seus salários, assim como os alunos selecionados receberão uma ajuda de custo, pois o projeto de iniciação científica do CNPq objetiva incentivar os educadores e educandos para que a prática científica se consolide desde o ensino básico, em especial nas regiões menos assistidas e carentes de oportunidades, mudando assim a mentalidade educacional do país. “Queremos que o conhecimento se transforme em tecnologia que agregue valor nos meios produtivos e que os TCC (Trabalho de Conclusão de Curso em nível universitário) a serem examinados, ao invés de às centenas, sejam aos milhares”, especula Soares.

Texto: Marco Aurélio Anconi
Fotos: Admilson Knightz

Capacitação, Convênios, Educação, Governo, Inclusão Social, Rondônia, Tecnologia