Governo de Rondônia
Wednesday, 27 de October de 2021

DIRETRIZES

Fortalecimento da Agricultura Familiar é pontuado durante reunião entre Seagri e produtores rurais, em Vilhena

12 de julho de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Cerca de 20 representantes de associações participaram da reunião

Com o principal objetivo de apoiar e fortalecer as ações no setor produtivo, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) vem realizando reuniões com os produtores em todo Estado. No Cone Sul, presidentes e representantes de associações rurais participaram de um encontro na última sexta-feira (9) na Seagri, regional de Vilhena.

A reunião aconteceu no período da tarde, em que o secretário da Seagri, Evandro Padovani, reuniu-se com representantes de aproximadamente 20 associações rurais pertencentes ao município, para dar prosseguimento às diretrizes do governador Marcos Rocha, em busca de aproximar o Estado com o setor agrícola.

Foram apresentadas as demandas dos setores e desafios diários enfrentados pelos produtores, que também puderam tirar suas dúvidas sobre diversos assuntos, entre eles: entrega de calcário, regularização fundiária, perfuração de poços tubulares, implementos agrícolas, projetos e programas voltados ao setor produtivo, além de parcerias entre Governo e município para melhor atender à classe.

Padovani reforçou que essas reuniões são uma das formas que o governador Marcos Rocha encontrou para estar mais próximo de um dos setores que mais fomentam a economia do Estado. “Precisamos acompanhar de perto e entender as principais necessidades de vocês. Esclarecer dúvidas e fortalecer essa confiança de que podem nos procurar para apresentar as dificuldades e ideias novas para podermos contribuir com o avanço do setor produtivo. Tudo gira em torno da agricultura”, afirmou.

O deputado Luizinho Goebel, líder do Governo na Assembleia Legislativa, participou do encontro e reforçou o apoio junto ao Governo de Rondônia. “Graças ao Poder Executivo, até dia 30 deste mês, chegará uma bi-caçamba que ficará à disposição do município para agilizar a entrega do calcário que muitos ainda não receberam. O secretário municipal de agricultura informou que serão entregues 44 cargas de calcário nos próximos dias”.

Produtores rurais foram informados sobre a entrega de calcário para os próximos dias

Na oportunidade, Padovani falou sobre os equipamentos agrícolas que estão parados em algumas associações. “Quem tiver maquinários e implementos parados, que não estão sendo utilizados, solicito que procurem a equipe regional da Seagri para que eles possam estar destinando a outras associações. Assim atendemos todos e evitamos máquinas paradas, correndo o risco de serem deterioradas com o tempo e por falta de manutenção”.

Questionado sobre a regularização de terras, o secretário destacou a dedicação e agilidade do Governo do Estado para atender essa demanda. “Já foram avaliados mais de 18 mil processos, estamos com mais de dez mil processos prontos para emissão de títulos. Além disso, em parceria com o Estado, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) está visitando as terras para acompanhar os cadastros. Aconselho que, quem têm suas casas, não saiam de lá, pois se a equipe chegar e o local estiver abandonado, não será possível dar continuidade ao processo de regularização”.

Padovani também colocou a equipe da Seagri local à disposição dos produtores. “Quem quiser acompanhar ou tiver dúvidas podem trazer o número do protocolo que a equipe estará agendando para acompanharmos o processo”.

Participaram também da reunião, servidores da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater), além dos representantes da secretaria municipal de agricultura, poder executivo municipal e representante da secretaria executiva regional de Vilhena.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jesica Labajos
Fotos: Jesica Labajos
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Governo, Piscicultura, Rondônia, Serviço


Compartilhe