Governo de Rondônia
23/04/2024

COMPROMISSO

Formação para correção de fluxo em Rondônia começa com pacto pela educação

29 de abril de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Evento reuniu professores de todo o estado

Evento reuniu professores de todo o estado

Num ambiente marcado pela emoção, educadores de 18 municípios iniciaram nesta quarta-feira (29), no auditório do Hotel Rondon, a mais uma formação para o projeto de correção de fluxo. O curso, promovido pelo Instituto Ayrton Senna, prepara professores para que atuem com alunos com defasagem na relação idade/nível escolar. O compromisso com a educação foi firmado ao final do evento, quando os presentes deram as mãos e gritaram: “Rondônia!”

A professora Wanusmeire da Silva, coordenadora e mediadora dos programas Acelera Brasil e Se Liga, que atuam diretamente na correção de fluxo escolar, testemunhou conquistas de alunos que passaram pelos programas. “Neste trabalho, conseguimos tirar do ambiente discriminatório as crianças que estão à margem na educação”, acrescentou.

Diante de colegas de profissão, do governador Confúcio Moura, a secretária estadual de Educação Fátima Gavioli, o secretário-chefe da Casa Civil, Emerson Castro, e o deputado estadual Edson Martins, além da gerente de projeto da Fundação Ayrton Sena, Nilceia Freitas, Wanusmeire acentuou que os programas descobrem que o aluno é capaz. A educadora reforçou que na correção de fluxo escolar o aluno descobre o próprio valor e aprende a amar e a gostar de estudar. Ao final, ela declarou: “governador Confúcio, obrigado por acreditar em nós”.

A professora Rosilda Costa de Souza, do município de Ariquemes, relatou que quando o aluno tem idade aquém da série em que deveria estar, entra na sala cabisbaixo, indisciplinado e se sentindo incapaz. Estes sentimentos vão desaparecendo aos poucos quando descobrem o próprio potencial.

 SOB A CADEIRA

O exemplo de uma aluna com defasagem de aprendizado foi relatado com emoção pela professora Juliane Maria Tavares, de Ji-Paraná. “No início, quando ela era chamada para uma leitura qualquer, se escondia debaixo da cadeira. Dois anos depois, pedi que alguém da sala lesse um texto ela foi a primeira a se apresentar. Foi um momento para não ser esquecido”, afirmou. Ao final do testemunho, Juliane repetiu a frase que ouviu de outro estudante beneficiado pelo programa: “Só faz parte do Acelera Brasil quem é top da galáxia”. Ela acrescentou: “nós somos top da galáxia, porque somos os responsáveis por tudo isto, concluiu com entusiasmo.

Nilceia Freitas, em nome do Instituto Ayrton Senna, disse que a entidade tem um planejamento para ser cumprido até o ano 2020 e que estabelece como devem ser feitas as parcerias na área educacional. “Só atuaremos com quem pode apresentar resultados robustos e confiáveis. E Rondônia nos deu esta garantia.”

O secretário-chefe da Casa Civil, Emerson Castro, que já foi secretário estadual da Educação, declarou que não sabia o que era correção de fluxo escolar e que descobriu a relevância deste trabalho no decorrer da gestão. O sucesso do programa deve ser em conjunto, segundo ele. “Educação não se faz sozinho, União, Estado e Município devem ter o mesmo compromisso”, afirmou.

Governador, secretária de Educação e representante do Instituto Airton Senna

Governador, secretária de Educação e representante do Instituto Airton Senna

INDICADORES

Os professores estarão representados na Assembleia Legislativa, conforme promessa do deputado estadual Edson Martins. Ele disse que vai apresentar as conquistas de Rondônia na área de educação durante uma das sessões do parlamento estadual.

“Estar entre educadores é a confirmação da minha docência”, afirmou a secretária estadual de educação, Fátima Gavioli. Segundo ela, muitos dos professores da plateia foram seus alunos e ingressaram na profissão. Gavioli também recordou que tem apoio do governador do estado para realizar trabalhos que dêem a Rondônia lugar de destaque na área.

DIA DE CAMPO NA EDUCAÇÃO

O governador Confúcio Moura afirmou que as escolas vão bem quando os professores têm compromisso com a missão. Ele destacou que é preciso contagiar os docentes e criar uma onda positiva nesta área para favorecer a educação.

Após elencar números positivos da educação Confúcio propôs criar um ‘dia de campo’ na educação, para que os projetos das escolas com índices positivos sejam conhecidos. Ele também lembrou que a eleição dos diretores é uma forma de assegurar à comunidade escolar o direito de escolher o que é melhor para seu próprio desenvolvimento.

O evento foi encerrado com os professores e convidados, de mãos dadas formando um pacto em favor da educação. Em seguida, a formação foi iniciada em diversas salas, onde informações serão partilhadas durante quatro dias.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Bruno Corsino
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Cursos, Educação, Governo, Inclusão Social, Rondônia, Servidores


Compartilhe


Pular para o conteúdo