Governo de Rondônia
27/04/2024

AÇÃO SOCIAL

Festival do Tambaqui supera expectativas e transforma vidas através da solidariedade

16 de outubro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Servidores trabalharam de forma voluntária para garantir o sucesso do 4º Festival do Tambaqui

O 4º Festival Internacional do Tambaqui da Amazônia, que aconteceu no domingo (15), foi um sucesso entre os consumidores dos municípios participantes. O evento foi realizado pelo Governo de Rondônia, e aconteceu em Porto Velho e mais 13 municípios do Estado: Machadinho do Oeste, Cujubim, Ariquemes, Jaru, Ouro Preto do Oeste, Ji-Paraná, Cacoal, Pimenta Bueno, Rolim de Moura, Alta Floresta d’Oeste, Vilhena, Mirante da Serra e Costa Marques. Na Capital foram vendidas duas mil bandas de Tambaqui, e os consumidores compareceram ao estacionamento do Palácio Rio Madeira para buscar o peixe assado.

Para que tudo ocorresse de maneira organizada, foi necessária a implementação de uma logística eficiente para assar as dez mil bandas de Tambaqui nos municípios participantes. Os servidores trabalharam de forma voluntária para garantir o sucesso do 4º Festival do Tambaqui. Equipes se distribuíram em funções desde o preparo, até embalar e entregar  aos consumidores que haviam realizado a compra com antecedência, facilitando a organização do evento.

A colaboração dos servidores foi fundamental para a realização do festival, principalmente em Porto Velho, onde 166 servidores da Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri estiveram envolvidos na organização. Além disso, a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater contou com a participação de 100 técnicos nos 14 municípios participantes. Para o servidor da Seagri, João de Deus, a colaboração prestada durante o evento foi extremamente gratificante, “ajudar ao próximo é uma satisfação que não tem preço”, afirmou.

A servidora municipal, Joice dos Santos, comprou dois tíquetes com antecedência para garantir o almoço de domingo com a família

A funcionária pública do município, Joice dos Santos, comprou dois tíquetes com antecedência para garantir o almoço de domingo com a família. “Meu esposo, Cláudio Mendonça, é professor e queríamos comemorar o dia do professor comendo esse delicioso Tambaqui assado”, disse. Marcos Souza ficou sabendo do festival pelas redes sociais do Governo e procurou o ponto de venda para compra do tíquete.  “O Tambaqui é o carro-chefe nos almoços especiais da minha família. Esse festival é uma iniciativa muito importante para ajudar entidades filantrópicas”, destacou.

O governador do Estado, Marcos Rocha, enalteceu a importância de todos os envolvidos no evento, e salientou que ações como essa ajudam na abertura de novos mercados e oportunidades de negócios para os produtores locais. “O Festival do Tambaqui ajuda a promover o consumo do nosso peixe, esse final de semana a população dos municípios envolvidos puderam saborear o nosso pescado. O festival é uma verdadeira celebração do Tambaqui, um peixe típico da região Amazônica e um importante produto da agricultura de Rondônia”. ressaltou.

Toda a arrecadação será destinada às instituições beneficentes dos 14 municípios participantes

AÇÃO SOCIAL

O Festival do Tambaqui já se tornou um evento tradicional, que além de ser uma oportunidade para se deliciar com o peixe assado, traz um propósito ainda mais nobre, destinar toda a arrecadação com as vendas às instituições beneficentes dos 14 municípios participantes. A iniciativa visa fortalecer as organizações que atuam em prol das comunidades carentes e vulneráveis de cada cidade envolvida. Com o apoio proporcionado por essa arrecadação, as instituições terão a oportunidade de ampliar projetos sociais, oferecer assistência as famílias em situação de risco, proporcionar melhores condições de vida para crianças e idosos, entre outras ações.

A grandiosidade do evento foi destacada pelo titular da Seagri, Luiz Paulo, que ressaltou a importância da união e colaboração de mais de 1.000 pessoas para a sua realização. “O Festival do Tambaqui não foi apenas um evento, mas também uma ação beneficente, pois contribuiu para causas sociais em todas as localidades participantes”, afirmou.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jean Carla Costa
Fotos: Jessica Ocampo
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agropecuária, Economia, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Piscicultura, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade, Solidariedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo