Governo de Rondônia
18/05/2024

ECONOMIA

Festival do Tambaqui de Rondônia atrai interesse de grandes investidores em São Paulo

25 de outubro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Na abertura do 4° Festival Internacional do Tambaqui, em São Paulo, o Governo de Rondônia apresentou a piscicultura rondoniense

O 4ª Festival Internacional do Tambaqui, realizado pelo Governo de Rondônia, em São Paulo (SP), na segunda-feira (23), atraiu autoridades e empresários interessados em contribuir para aumentar o consumo desse peixe nacionalmente. Rondônia é líder na produção desta espécie no Brasil, segundo a Associação Brasileira da Piscicultura – PEIXE BR, e busca por meio dos festivais, divulgá-la como fonte de proteína saborosa e nutritiva para o mundo.

O governador Marcos Rocha demonstrou durante o jantar de negócios, onde foram servidos pratos exclusivos, preparados com o Tambaqui, o quanto o peixe possui qualidades atrativas aos consumidores. ‘‘A expectativa do Governo de Rondônia é que o festival converta-se em bons negócios para a piscicultura rondoniense, para que assim, o Tambaqui esteja presente cada vez mais na mesa dos brasileiros, melhorando a economia e qualidade de vida da nossa população’’, afirmou.

O Tambaqui é considerado um peixe com carne macia, saborosa e que combina com vários temperos. Além de ser indicado por nutricionistas como fonte de proteína, minerais, ômega 3 e ser um antioxidante natural. Inclusive, a costelinha do Tambaqui de Rondônia já foi premiada, este ano, em Boston, nos Estados Unidos, como melhor produto de Foodservice, na Seafood Expo NorthAmerica, maior feira de pescados da América do Norte, e deixou para trás mais de 70 outros produtos de diversas partes do mundo, que estavam na competição.

PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL

Além disso, a produção do Tambaqui em Rondônia se dá de forma sustentável, por meio de tanques, e abrange cerca de 17 mil hectares de espelho d’água e conta com mais de 4 mil produtores cadastrados.

O Governo de Rondônia tem impulsionado a piscicultura, por meio de três laboratórios móveis do Programa Peixe Saudável, com realização de assessoramento técnico, boas práticas de manejo; serviço de análise da qualidade da água; acompanhamento do custo de produção com foco na eficiência e prevenção de doenças.

Para o Estado, o peixe possui relevância, tanto como fonte de alimento saudável para o mundo quanto faz parte de uma cadeia produtiva de geração de empregos e melhoria do bem-estar social.

Rondônia recebeu, este ano, do Instituto Nacional da Propriedade Industrial – Inpi o reconhecimento da Indicação Geográfica – IG, na categoria “Indicação de Procedência”, para a produção de Tambaqui, ou seja, o Tambaqui é de Estado.

A expectativa do Governo de Rondônia é que o festival se converta em bons negócios para piscicultura

DIVULGAÇÃO

Além de São Paulo, o festival também já foi realizado, neste mês, em 14 municípios rondonienses, e alcançará o público internacional na quinta-feira (26), quando vai ser realizado em Miami, nos Estados Unidos.

O evento é realizado pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico – Sedec, Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri, Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater/RO e em parceria com a Associação de Criadores de Peixes do Estado de Rondônia – Acripar.

O festival, conta, também, com a parceria do Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas em Rondônia – Sebrae, e a Associação Brasileira de Criadores de Tambaqui – Abratan.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Arquivo Secom
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Economia, Empresas, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Piscicultura, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo