Governo de Rondônia
02/11/2024

FERROVIA ESTADUAL

Ferrovia pode fortalecer economia dos Estados do Norte, diz vice-governador

05 de fevereiro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

O secretário de Estado da Agricultura, Evandro Padovani, acompanhou o vice-governador José Jodan na discussão de abertura do Fórum Pró-Ferrovia – Maferron (Malha Ferroviária de Rondônia), uma iniciativa que reúne empresários rondonienses e órgãos públicos e privados para a implantação de uma ferrovia estadual, que ligue o município de Vilhena ao porto de Porto Velho para o transporte de grãos.

Com o lema ‘Trilhos, paralelo transportando sonhos para a realidade’, o idealizador do projeto, Antonio José Magalhães, mostrou aos presentes na manhã de terça-feira (5) no auditório da Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero) os principais benefícios que o Estado terá com a concretização desse modal que está sendo buscado – a ligação de Rondônia  por uma ferrovia estadual. Ele lembrou a construção  da então BR-29, hoje 364, obra do governo JK na década de 60 para tirar a Amazônica do isolamento. “Hoje enfrentamos um novo momento histórico. Buscar uma nova alternativa para escoar nossa produção”, garantiu.

MAIOR PRODUÇÃO E ESCOAMENTO

Entre os atributos satisfatórios que o projeto trás é o de que privilegia o escoamento da produção do Estado, bem como das demais commodities que trafegam até Porto Velho para atingir os mercados europeus via hidrovia do Madeira, como também o mercado Andino.

PRODUTOS DE RONDÔNIA

Antes do evento, ao receber o vice-governador José Jodan e o secretário Evandro Padovani em seu gabinete, o presidente da Fiero, Marcelo Tomé, cumprimentou o vice-governador por visitar aquela casa pela primeira vez. Na ocasião,  Tomé disse da predisposição em trabalhar em conjunto com os setores governamentais para fomentar a iniciativa de consumo interno dos produtos rondonienses. Ele disse que estão sendo feitos estudos junto ao Tribunal de Contas para que os editais de compras possam amparar legalmente essa condição. “Precisamos parar de exportar dinheiro e comprar nossos próprios produtos”, defendeu.

O secretário Padovani disse, na ocasião,  que as compras institucionais já estão ganhando expressão no Estado, a exemplo da compra de café para consumo nos órgãos  públicos estaduais e as compras de alimentos para as forças armadas procedentes da agricultura familiar. O vice-governador José Jodan disse que também é o principal incentivador do consumo dos nossos produtos, como os hortifrutigranjeiros. “Temos uma riqueza a ser explorada em nosso favor”, disse. Ele recebeu do presidente Marcelo Tomé  um livro da edição especial de aniversário dos 30 anos da Fiero, editado em 2016, que conta a história da instituição e seus empresários pioneiros.

“Está de parabéns os idealizadores dessa iniciativa, de grande valor para o nosso Estado e que vai alavancar o setor do agronegócio e ajudar os nossos estados vizinhos como o Acre e o Amazonas, nossos distritos de Extrema e Nova Califórnia, bem como os municípios que se encontram nessa rota. Vamos ter insumos e frete mais barato, como também frete de retorno de produtos que vamos importar. Isso vai fortalecer a economia dos estados do Norte”, afirmou.

Jodan disse ainda que “com essa grande alavanca de negócios que já estamos estreitando com a Bolívia, de onde vamos trazer o Nitrogênio e o Potássio, bem como outros produtos que vamos comprar aqui no país vizinho, mais baratos que se comprássemos no Sul. Eu vejo que vamos ter muitos ganhos e isso vai alavancar o nosso Estado, diminuir o nível de desemprego que hoje está num índice de 11, 8%. Vamos diminuir esse índice e gerar emprego para nossa população, melhorando todo o setor produtivo, bem como o nosso comércio”.

Como entusiasta também dessa iniciativa, o secretário Padovani parabenizou a proposta afirmando que uma nova opção de escoamento da produção agropecuária do Estado pode trazer ganhos expressivos para todos os segmentos envolvidos.

Estiveram presentes também no Fórum Pró-Ferrovia o superintendente do Basa, Wilson Evaristo; presidente da Faperon, Hélio Dias; o conselheiro do Tribunal de Contas, Juscelino do Amaral;  Joana Joanora, presidente do Câmara de Dirigentes Diretores Lojistas (CDL); o superintendente de Desenvolvimento Industrial, Sérgio Gonçalves; professor Francisco Mathias; entre outras autoridades.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Mirian Franco
Fotos: Mirian Franco
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Obras, Rondônia, Serviço


Compartilhe


Pular para o conteúdo