26/04/2024

RONDÔNIA RURAL SHOW

Feira Pet do Estado fomenta economia na 10ª Rondônia Rural Show com competição da qualidade de raças

25 de maio de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Negociação e reserva de filhotes competidores são feitas diretamente com os criadores

De forma inédita, o Governo de Rondônia realizou, na manhã desta quinta-feira, a abertura da primeira Feira Pet do Estado, que apresentou a competição de 150 cães de raça, sendo julgados por 11 juízes; sete nacionais e quatro internacionais. O evento aconteceu durante a 10ª Rondônia Rural Show Internacional, que segue até o próximo sábado (27), no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná.

A iniciativa é do Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico – Sedec, em parceria com o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Rondônia – CRMV/RO, e com apoio do clube de cães do Estado de Rondônia. Os cães competidores estão disponíveis para negociação e reserva de filhotes, diretamente com os criadores que participam da exposição. Mais de 30 raças estão presentes na competição.

A médica veterinária, Karen Noronha, de Maceió, levou para a competição rondoniense, 16 animais. ‘‘Já participei de muitas competições, e estou achando a Feira Pet de Rondônia muito organizada e com uma estrutura muito bacana, priorizando o conforto térmico dos cães. Acredito que esse evento em Rondônia só tem a crescer e ser um sucesso’’, evidenciou.

Há 26 anos trabalhando com organização de feiras pet, Kyn Inácio foi convidado para ser organizador da Feira Pet de Rondônia e destacou que o esforço conjunto e especialmente o envolvimento do Governo em apoiar o fomento do setor é um diferencial no Estado. ‘‘O apoio que está tendo para a cinofilia no Estado eu nunca tinha visto, é um apoio imenso, fazendo a criação de cães de raça se desenvolver, e agregando muito ao mercado pet. O que mais chamou a atenção foi o apoio do Governo do Estado, o que não tem em outros estados’’, ressaltou.

DESENVOLVIMENTO

Mais de 30 raças estão presentes na competição

Para o vice-governador e secretário da Sedec, Sérgio Gonçalves, a Feira é uma oportunidade de estimular o aproveitamento do potencial do mercado pet estadual, o que engloba a medicina veterinária, pet shop, criadores e salões de banho e tosa, que está em expansão no Brasil. O país ocupa o sexto lugar no ranking mundial no setor pet.

‘‘Essa é a primeira grande Feira de competição de raças do Estado, desenvolvida pelo Governo de Rondônia, com o objetivo de movimentar esta área, e queremos avançar cada vez mais nesse setor, importante na economia mundial e brasileira’’, explicou Sérgio Gonçalves.

A primeira-dama do Estado, Luana Rocha, também esteve no evento e destacou a importância desse setor para a economia de Rondônia, e o esforço do governador Marcos Rocha em trazer novidades para desenvolver o Estado. ‘‘O Governo de Rondônia está proporcionando o primeiro passo para ser mais forte neste setor, o que vai agregar no desenvolvimento de Rondônia, com geração de emprego e renda. Além de valorizar os cães, que possuem um papel muito importante para nós, pois cuidam e protegem’’, comentou.

O país ocupa o sexto lugar no ranking mundial no setor pet

O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Rondônia – CRMV/RO, Anilto Funes Junior, parabenizou o Governo pela visibilidade dada ao mercado pet dentro da Feira agropecuária do Estado. Também agradeceu ao governo pelo apoio, o médico veterinário, Thiago Lopes, idealizador do evento e presidente do clube de cães do Estado. ‘‘A Feira conta com juízes renomados que irão escolher o melhor animal para representar a raça. Essa é uma avaliação importante para reprodução das melhores raças. Os campeões ganham ainda pontuação no pedigree’’, finalizou.

ESPAÇO PET

No local, além das competições dos cães de raça, há palestras sobre o bem-estar e saúde de cães, cadastro de pedigree inicial; estímulo à adoção responsável de cães sem raça e exposição de produtos do mundo pet variados. O público pode apreciar mais competições no local, no sábado, a partir das 9h. A entrada na Feira é gratuita, e o funcionamento acontece das 8h às 18h, com uma série de atrativos para os visitantes, que podem participar dos caminhos da produção, conferir as vitrines tecnológicas, e o melhor da pecuária e agricultura, maquinários e tecnologias nos estandes de exposição.

Para ter a programação completa, acesse o site oficial do evento https://rondoniaruralshow.ro.gov.br/

Texto: Vanessa Moura
Fotos: Daiane Mendonça

Agricultura, Agropecuária, Cidadania, Economia, Empresas, Governo, Governo Fez e Faz, Piscicultura, Rondônia, Serviço, Sociedade, Turismo