Governo de Rondônia
28/04/2024

AGROARI

Feira do Agronegócio de Ariquemes destaca a importância dos programas do Governo de Rondônia para o setor agrícola

03 de agosto de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

As feiras de agronegócio são essenciais para fortalecer e incentivar a agricultura familiar e o desenvolvimento sustentável no Estado

 

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri, da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia – Emater e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental – Sedam, marcou presença na Feira do Agronegócio de Ariquemes – Agroari, que aconteceu de 30 de julho a 2 de agosto, no Parque de Exposições da Associação dos Pecuaristas do município de Ariquemes.

A Agroari é uma feira que tem como objetivo reunir profissionais, produtores, empresários e turistas interessados no setor agropecuário, proporcionando conhecimento atualizado e soluções inovadoras para o desenvolvimento do setor. A presença do Governo é essencial para fortalecer e incentivar a agricultura familiar e o desenvolvimento sustentável. Através dos programas e projetos desenvolvidos pelo Governo é possível proporcionar melhorias para os produtores rurais, aumentando a produção e a produtividade, além de garantir a geração de renda e segurança alimentar para a população.

PROGRAMAS DO GOVERNO

O chefe da Coordenadoria de Agricultura Familiar – Carfamiliar,  Eduardo Seti, que representou o secretário de Estado da Agricultura, Luiz Paulo disse que, os visitantes participaram das palestras, exposições, vitrines tecnológicas a fim de conhecerem as tendências e novidades do agronegócio. “Todos que passaram pelo Espaço Governamental, receberam informações dos programas desenvolvidos pela Seagri, como por exemplo, o Programa Estadual de Aquisição de Alimentos, que valoriza a produção dos pequenos agricultores, comprando o que é produzido no campo e destinando às entidades sociais dos municípios”, disse.

Projeto Inovatec promove a melhoria genética do rebanho leiteiro de Rondônia

Para a dona de uma pequena propriedade na zona rural de Ariquemes, Maria de Jesus, o Programa Plante Mais que faz distribuição de mudas e sementes, é fundamental para que os agricultores familiares tenham acesso a mudas e sementes de qualidade. “Gosto de participar de feiras como essa, porque sempre saio com as orientações de onde posso buscar ajuda para melhorar o cultivo na minha terra e diversificar a produção”, salientou.

O morador da zona Rural de Buritis, Pedro Fonseca, saiu satisfeito ao saber do Projeto Inovatec, que é responsável por promover a melhoria genética do rebanho leiteiro de Rondônia. “Vi que através dessas novas tecnologias de reprodução, posso aumentar a produção e a rentabilidade com animais saudáveis na minha propriedade”, comentou.

Em resumo, a presença do Governo de Rondônia na feira de agronegócio do Vale do Jamari foi uma oportunidade de mostrar o comprometimento do Estado com a agricultura familiar e o desenvolvimento sustentável. Através dos programas e projetos mencionados é possível potencializar o agronegócio, gerando receita e desenvolvimento para o município e Estado como um todo. Essas iniciativas são fundamentais para fortalecer o setor e garantir a segurança alimentar da população, além de promover a inclusão e o desenvolvimento socioeconômico dos pequenos produtores rurais.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jean Carla Costa
Fotos: Cristian Magno
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Economia, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Rondônia, Serviço, Sociedade, Tecnologia, Terceiro Setor


Compartilhe


Pular para o conteúdo