Governo de Rondônia
25/04/2024

PREMIAÇÃO FAPERO

Fapero homenageia pesquisadores que contribuem para a Ciência, Tecnologia e Inovação com premiação

18 de novembro de 2022 | Governo do Estado de Rondônia

Pesquisadores e comunicadores que prestam relevantes serviços à Ciência, no Estado

A cerimônia de entrega do Prêmio Fapero de Ciência, Tecnologia e Inovação “Prof. Dr.Wilson Veneziano” ocorreu na quinta-feira, 17, no salão nobre Rosilda Shokness, nas dependências do Palácio Rio Madeira, em Porto Velho. Promovido pelo Governo  de Rondônia e realizado pela Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas, Tecnológicas e à Pesquisa de Rondônia, juntamente à Secretaria de Desenvolvimento Econômico – Sedec, a premiação ocorreu em sua segunda edição, agraciando pesquisadores e comunicadores que prestam relevantes serviços à Ciência, no Estado de Rondônia.

Os membros do Conselho Curador da Fapero, também foram agraciados com reconhecimento. O objetivo da premiação é o incentivo à cultura quanto à inovação nas cadeias produtivas e a integração entre governo, comunidade científica e meio empresarial, para a geração de melhorias à sociedade rondoniense, sendo a única premiação científica de maior prestígio, no âmbito estadual. Na edição de 2022, a Fapero escolheu o pesquisador Prof. Dr. Wilson Veneziano como forma de homenagear os relevantes serviços prestados pelo pesquisador da Embrapa, que escolheu Rondônia para as suas pesquisas na cultura do café (nos anos 80), e graças a estas, Rondônia é exportador de café, sendo um dos maiores produtores do Brasil com sustentabilidade e rentabilidade.

Pesquisadores em destaque Luís Marcelo Aranha Camargo e Carolina Doria

O Conselho Curador, que é formado por quatro segmentos da sociedade rondoniense, foi representado com Certificado de Honra pelos seguintes membros: Elizane Nogueira (representando Gisele Santos), Anderson Kuhl, Cleber de Mattos, Paulo Moreira, Marcio Rodrigues, Deusilene Vieira, Nagela Pinheiro, Clodoaldo Freitas, Najela Matos.

PREMIAÇÃO

A premiação foi destinada aos primeiros e segundos colocados de cada categoria. Já os outros colocados receberam somente certificado. Os premiados foram os seguintes pesquisadores e comunicadores: I. Pesquisador Inovador: Luiz F. M. Pfeifer, Carolina Teles. II. Profissional da Comunicação: Vania de Oliveira, José Gadelha Júnior. III. Pesquisador Destaque: Luís Marcelo Aranha Camargo, Carolina Doria.

Autoridades e pesquisadores participam da cerimônia

Os homenageados com certificado foram os pesquisadores: Ricardo Gilson, Estevão Fernandes, Xênia Barbosa, Deusilene Vieira, Ariel de Sousa, Victor de Sousa e Rodrigo Rocha.

O prêmio em dinheiro para o primeiro colocado foi de R$ 7.000,00 e ao segundo, R$ 3.000,00. Os recursos para o custeamento do prêmio são do Governo de Rondônia. A premiação visa destacar a importância das pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação, cujos resultados produziram conhecimento e beneficiaram, direta ou indiretamente, o desenvolvimento e o bem-estar da população rondoniense e aos profissionais que, por meio do jornalismo científico, contribuíram para a aproximação entre a ciência, tecnologia, inovação e a sociedade, também estão sendo lembrados.

Participaram da cerimônia, o governador em exercício, José Atílio Salazar Martins, o secretário adjunto da Sedec, Avenilson Trindade, corpo gestor da Fapero: Paulo Hadadd (presidente), Michele Roberto Santiago (DPE), Andreimar Soares (NCPB), Aires Mota (DITT), além de servidores e colaboradores das instituições envolvidas.

 

 

 

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Assessoria de Comunicação da Fapero
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Governo, Pandemia, Rondônia, Saúde, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo