02/05/2024

TECNOLOGIA

Fapero e Capes realizam oficina para a construção de agenda nacional de formação de RH de alto nível

15 de setembro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Estratégia da Capes é manter uma estreita articulação e diálogo com os Estados e o Distrito Federal

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Rondônia – Fapero como agência estadual de fomento à ciência realizou a Oficina para a construção da Agenda Nacional de Formação de Recursos Humanos de Alto Nível e de Prospecção sobre Inovações na Pós-Graduação em Rondônia. A ação em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes foi realizada na quinta-feira  (14), na Escola de Magistratura de Rondônia, em Porto Velho.

O evento contou com a presença de instituições de pesquisa, fomento, tecnologia e pesquisadores que atuam na pós-graduação em Rondônia. A atividade percorre todos os estados brasileiros e o Distrito Federal para construir e identificar demandas e respostas que venham a atender aos anseios da sociedade e setores relevantes para o desenvolvimento sustentável, e faz parte dos debates que vão compor o novo Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG 2024 –2028).

O governador Marcos Rocha destaca que as Oficinas têm como premissa fazer com que os diversos segmentos econômicos e a academia possam colaborar com sugestões e críticas sobre a necessidade de recursos humanos altamente qualificados em Rondônia.

“A participação dos representantes demonstra o compromisso do Estado para ações de avanço da educação e da ciência, e, consequentemente, alavancando o desenvolvimento da pesquisa e da inovação. Foram debatidos temas de fundamental importância durante o evento”, disse.

Além da Capes, a oficina reuniu representantes estratégicos da comunidade científica, dos setores público, empresarial e da sociedade civil organizada, que compartilharam o compromisso de promover o avanço da educação e da ciência de Rondônia.

Durante o encontro, o presidente da Fapero, Paulo Renato Hadadd, apresentou um panorama sobre Rondônia no contexto amazônico destacando suas dimensões superlativas, riquezas e desafios, complexidade e perspectivas e alguns dados da Fundação nos últimos quatros anos, além dos avanços em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) e os investimentos do Governo de Rondônia que geram destaques no Brasil e no mundo.

A Agenda tem por objetivo estabelecer as áreas prioritárias de investimento para a formação de mestres, doutores e pesquisadores em pós-doutorado, levando em consideração a combinação das vocações locais com as necessidades estratégicas estaduais de desenvolvimento para os próximos 10 anos.

Texto: Victória Angelo Bacon
Fotos: FAPERO