COMUNIDADES

Extrativistas e ribeirinhos atingidos pela cheia dos rios em Guajará-Mirim recebem assistência do Governo

13 de abril de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Com o elevado índice pluviométrico da Região Norte, vários extrativistas, indígenas e ribeirinhos tiveram as residências, colocações e comunidades atingidas direta ou indiretamente pela cheia dos rios do Estado, a exemplo do que ocorreu em Guajará-Mirim.

Levando em consideração os desastres causados, entre os dias 7 e 10, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam, por meio da Coordenadoria de Unidades de Conservação – CUC, tem apoiado esses moradores locais, realizando junto ao Núcleo de Geração Integrada de Guajará-Mirim, a doação de cestas básicas.

Os itens de primeira necessidade são indispensáveis, levando alimentos e objetos que atendam às famílias afetadas. As ações foram desenvolvidas para ajudar os moradores presentes na Reserva Extrativista Estadual do Rio Pacaás Novos, localizada em Guajará-Mirim, objetivando dar o suporte necessário para minimizar o impacto sofrido por essas famílias, onde muitas tiveram perda de suas colheitas, comprometendo assim seus meios de subsistência.

As cestas básicas são fruto de uma campanha realizada por professores e alunos do Instituto Federal de Rondônia – Ifro, campus Guajará-Mirim, e visa apoiar as famílias que perderam plantações e tiveram suas criações prejudicadas em decorrência do elevado nível das águas.

Além das cestas básicas, a Sedam, com apoio da Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social – Seas, promoveu a entrega de água potável, cobertores e roupas doadas pela Receita Federal de Guajará Mirim aos extrativistas e ribeirinhos.

O governador Marcos Rocha destaca que as ações do Governo de Rondônia permanecem por meio de campanhas solidárias. “As famílias continuarão a receber todo o apoio que precisam, e as campanhas solidárias terão papel fundamental nessa questão, levando itens de primeira necessidade que os atenderão”, finalizou.

A Defesa Civil realiza o monitoramento diário das áreas que podem sofrer com essas enchentes, que além de causar problemas irreversíveis às famílias, devasta o meio ambiente.

Texto: Suhayla Razzak, Jorge Fernando e Thales Quintão Chagas
Fotos: Thales Quintão Chagas

Água, Assistência Social, Cidadania, Governo, Rondônia, Saneamento, Saúde, Sociedade