27/04/2024

DESTAQUE DA SEMANA

Execução do “Tchau Poeira” e manutenção das rodovias estaduais são destaques da semana, na Região do Café

06 de maio de 2022 | Governo do Estado de Rondônia

Governo está fazendo um investimento superior a R$23 milhões para execução do “Tchau Poeira” em Cacoal

TCHAU POEIRA

Dando continuidade ao programa de recapeamento asfáltico e pavimentação de ruas em Cacoal, nesta semana o trabalho de recapeamento do Governo de Rondônia, por meio do projeto “Tchau Poeira” chegou à Avenida Sete de Setembro, uma das principais vias urbanas do município. Cerca de 1.300 metros desta via serão recapeados pelas equipes do Departamento de Estradas de Rodagem – DER.

Ao todo, em Cacoal, o Poder Executivo está fazendo um investimento superior a R$23 milhões, contemplando 11 quilômetros de vias com recapeamento asfáltico e mais 13 quilômetros de pavimentação nova.

TAPA-BURACOS

O Governo de Rondônia, por meio da 5ª Usina de Asfalto do DER, avançou nos serviços de manutenção da RO-383, no trecho que liga Cacoal a Nova Estrela, distrito de Rolim de Moura. São serviços de tapa-buracos executados nos 39 quilômetros deste trecho da rodovia.

Rodovias recebem manutenção durante todo o ano

A RO-383 é uma via bastante utilizada diariamente pelos moradores das regiões da Zona da Mata e Vale do Guaporé para se deslocarem até Cacoal, capital da região do Café do Estado de Rondônia.

A manutenção garante a trafegabilidade e uma viagem segura aos usuários.

TRAFEGABILIDADE GARANTIDA

Com o fim do período chuvoso, a 4ª Residência Regional do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes – DER, segue trabalhando na manutenção das estradas. As primeiras rodovias a receberem o serviço foram: RO-383, na Linha E; a RO-133, na Linha da Figueira; e a RO-133, na Linha 14, na região de Cacoal e Espigão do Oeste. Nestes últimos dias, as equipes estão recuperando a RO-387, em um trecho conhecido como “Estrada do Pacarana”.

Na sequência, os serviços de manutenção continuam na RO-488 (Linha Mato Grosso), na RO-133 (Travessão C), no distrito de Riachuello, e também na RO-471, entre Ministro Andreazza e na divisa com o estado do Mato Grosso.

Em breve as equipes do DER devem realizar também a limpeza lateral e abrir canais para escoamento da água.

RODOVIAS

Governo de Rondônia está executando a manutenção de rodovias estaduais localizadas nos municípios de Primavera de Rondônia e São Felipe d’Oeste. As equipes da 11ª Residência Regional do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes – DER, estão garantindo melhor trafegabilidade às rodovias primárias (não pavimentadas). Entre elas estão a RO-495, popularmente conhecida como “Kapa 24”, que interliga Primavera de Rondônia à RO-491 (Linha-45); a RO-489, via de acesso entre o distrito de Querência do Norte e município de São Felipe, ligando também a RO-495, município de Parecis; e a Rodovia 370, popularmente conhecida como “Rodovia do Boi”.

Vice-governador José Jordan destacou o fortalecimento da cafeicultura em Rondônia

O serviço que está sendo executado inclui a reconformação de plataforma (patrolamento), o encascalhamento, a limpeza lateral da vegetação, executado com motoniveladora, o levantamento do greide da pista e ainda a abertura de saídas de água.

DIA DE CAMPO DA CAFEICULTURA EM CACOAL

Cacoal sediou, nesta semana, o Dia de Campo da Cafeicultura, que reuniu pelo menos 100 produtores de todas as regiões de Rondônia. O encontro aconteceu na propriedade rural do casal Nilcinéia e João Alves da Luz, localizada na Linha 12.

Durante todo o Dia de Campo, os cafeicultores puderam participar de palestras, oficinas e workshops voltados, principalmente à qualidade do café, fermentação, adubação, poda e colheita. Presente ao evento, o vice-governador José Jordan destacou o fortalecimento da cafeicultura em Rondônia e a importância das pequenas propriedades diversificar a produção.

Professores que estão em sala de aula, tanto estatutários quanto emergenciais, receberão um notebook

NOTEBOOKS PARA PROFESSORES

Nesta semana teve inicio a entrega de notebooks aos professores atuantes nas escolas estaduais de Cacoal e Ministro Andreazza. Ao todo, 416 professores estão sendo contemplados pelo Governo de Rondônia e irão receber notebooks e mochilas. A regional de Cacoal conta com 25 escolas estaduais, na área urbana e rural. Dessas, nove são escolas indígenas. Conforme explicou o coordenador regional de Educação, todos os professores que estão em sala de aula, tanto estatutários como emergenciais, vão receber um notebook.

Texto: Giliane Perin
Fotos: Giliane Perin

Agricultura, Cursos, Distritos, Economia, Educação, Evento, Governo, Infraestrutura, Obras, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade, Trânsito, Transporte