Governo de Rondônia
28/03/2024

Eventos reúnem em Porto Velho especialistas no esporte para a promoção da saúde

05 de junho de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

8 - esporteO papel do esporte na promoção da saúde, assim como a lei de incentivo ao esporte, projetos e marketing estão em discussão desta quinta-feira até sábado (5 a 7), em Porto Velho, durante o Seminário Estadual de Esporte e Lazer que acontece no Rondon Palace Hotel, paralelamente ao III Encontro Científico Atividade Física e Saúde de Rondônia (Ecafes). Ao participar da abertura dos eventos, promovidos pela Superintendência Estadual de Esporte, Cultura e Lazer (Secel), com o apoio da Federacion International de Educacion Physique (Fiep) e dos Sistema Fiero/Sesi, o governador Confúcio Moura lembrou do compromisso que fez, ao assumir o governo, sobre os rumos a seguir e leis para nortear o sistema de esporte em Rondônia; e citou como importantes realizações a criação do Conselho, do Fundo e do Tribunal de Justiça Desportivo.

“Com isso, a política do esporte sai da competência do governo, passando a ser gerida por conselheiros paritários, como ocorre com a saúde e a educação”, ressaltou.

8 - abertura seminárioAinda na abertura, José Fernandes Filho, presidente da Fiep, que tem como delegado em Rondônia, Bernardino Neto, afirmou ser a educação uma conquista pessoal, daí a importância de Encontros dessa natureza com a participação de especialistas e estudantes. Já o representante do Ministério dos Esportes, Paulo Vieira, considerou ser a presença do governador no evento motivo de orgulho, por demonstrar seu interesse de querer fazer sempre o melhor pela atividade física.

O governador ainda destacou a importância da escola integral, que deve ter o esporte como um dos atrativos, a exemplo da Escola de Ensino Médio Cordeiro de Farias, de Pimenta Bueno, que deverá funcionar como um centro desportivo referencial na região Central do Estado.

Investimentos

Afirmando ser um “dependente químico do esporte” desde os 28 anos, quando pesava quase 100 quilos, Confúcio apontou como outros investimentos na área desportiva a reforma do estádio Aluízio Ferreira, no valor de R$ 12 milhões; e do ginásio Cláudio Coutinho, que com R$ 5 milhões será devolvido à população após quase sete anos fechado, sendo utilizado apenas como almoxarifado.

O governador ainda reconheceu a atuação de centenas de anônimos que descobrem talentos inserindo crianças na prática desportiva. Destinado a pesquisadores, professores e estudantes de educação física, pedagogia, fisioterapia, nutrição, psicologia e áreas afins, o Seminário e o Ecafes contam com uma série de cursos a ser ministrados por professores, mestres e doutores em áreas específicas.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Veronilda Lima
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Esporte, Evento, Governo, Lazer, Legislação, Saúde


Compartilhe


Pular para o conteúdo