18/09/2024

CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO

Evento em alusão ao Setembro Amarelo é realizado para servidores do sistema prisional, em Porto Velho

17 de setembro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Valorização da Vida: servidores se unindo em prol da prevenção ao suicídio

Com o objetivo de reforçar a valorização da vida, foi realizado na sexta-feira (13), palestras e vacinação, na Escola Estadual de Serviços Penais (Esep), localizado na Estrada da Penal, KM 4,5 – Zona Rural de Porto Velho, para servidores do sistema prisional, em referência ao mês Setembro Amarelo, dedicado à conscientização da vida e prevenção ao suicídio.

A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), por meio do Núcleo de Atenção ao Servidor (NAS), e em parceria com Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Municipal (Cerest), realizou o evento em alusão ao Setembro Amarelo, visando promover o bem-estar e a saúde mental dentro do ambiente de trabalho. A ação contou com o tema “Valorização da Vida/Suicídio” e durante o evento, foi ofertado vacinação ao público.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, eventos como este são fundamentais para construção de um ambiente de trabalho e uma sociedade mais saudável. “Todo o andamento das ações do estado é através da mão humana, dessa forma, é fundamental que sejam realizadas ações, visando esse cuidado com a saúde mental e com a vida dos nossos servidores”, ressaltou.

A chefe do NAS, Gabriele Aires, mencionou a relevância do evento, “é essencial que os servidores sintam-se apoiados e tenham acesso a informações e recursos que possam ajudá-los em momentos difíceis.”

CONSCIENTIZAÇÃO

Palestra e vacinação em ação, promovendo saúde mental e bem-estar

O evento contou com a presença dos palestrantes convidados, a odontóloga e servidora da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Itaci Ferreira, e o psicanalista clínico, Dr. Roberto Kim, em que realizaram uma palestra sobre a prevenção ao suicídio, como identificar os sinais que alguém está passando por uma depressão, os mecanismos para buscar uma ajuda e criar uma rede de apoio. Houve também uma roda de conversa com participantes para dúvidas em relação ao tema.

A odontóloga Itaci Ferreira comentou, “através do Núcleo de Atenção ao Servidor, este evento é um grande passo dado pela Sejus, para prevenção e conscientização ao suicídio com o servidor e que uma rede de apoio seja realmente estabelecida no sistema.”

Ao final do evento ocorreu uma ação de vacinação para os participantes, foram distribuídas vacinas contra tétano, hepatite B, febre amarela, gripe, vacina da Moderna contra covid-19 e teste de glicemia.

Para o secretário da Sejus, Marcus Rito, a Secretaria tem se empenhado em criar um ambiente de trabalho que valorize a saúde mental e o bem-estar dos colaboradores, através de evento como este, o qual promove uma discussão aberta e franca sobre a prevenção do suicídio e a importância do suporte emocional.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Texto: Assessoria Sejus
Fotos: Gabriel Benito

Capacitação, Cerimônia, Cidadania, Comunicação, Educação, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Justiça, Polícia, Porto Velho, Porto Velho, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade