Governo de Rondônia
22/01/2025

GERENCIAMENTO

Estado recebe proposta para construir escola que forma empreendedor rural

22 de janeiro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

audi-03

Frei Phillip explica (d): escola para gerenciamento rural

O Governo do Estado apresentará formalmente proposta gerenciamento de uma unidade da Casa Familiar Rural (CFR), a ser construída no município de Candeias do Jamari para formação técnica e profissional de jovens, em período integral.

O modelo da instituição foi apresentado nesta quarta-feira (21) ao governador Confúcio Moura pelo frei  Phillip Neves Machado, o consultor de Responsabilidade Social da Santo Antônio Energia.

Segundo frei Phillip, alguns estados brasileiros têm CFRs. O governador conheceu uma delas na Bahia. Essas casas integram ações do Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), do governo federal. “Formamos jovens para o gerenciamento de agronegócio e agropecuária”, destacou frei Phillip.

A proposta do Consórcio Energia Sustentável, que é responsável pela construção da hidrelétrica de Santo Antônio no rio Madeira, a unidade da Casa Familiar Rural em Rondônia seja construída no município de Candeias do Jamari, onde receberá alunos dos municípios próximos, localizados a até 100 km da sede. Os recursos para a construção da casa são garantidos pelo consórcio.

Formação

A Casa Familiar Rural utiliza com seus alunos a Pedagogia da Alternância. Alunos ficam uma  semana internados e passam duas semanas nas propriedades rurais de suas famílias, onde aplicam os conhecimentos recebidos. Nesta fase, são acompanhados por um monitor, que confere a utilização correta dos métodos aplicados.  Atualmente, produtos das CFRs são vendidos em algumas das principais redes de supermercados do País. “A comercialização não é uma ajuda que esses empresários dão aos nossos alunos. Eles são atraídos pela qualidade e pelos preços”, resume Phillip.

O governador quis saber como pode ser feito o gerenciamento da futura CFR e ouviu propostas que serão analisadas por uma equipe de técnicos. O consórcio Santo Antônio Energia prometeu responder-lhe minuciosamente, nas próximas semanas.

O curso dura três anos e o aluno sai graduado como técnico agrícola, porém, qualificado para o gerenciamento de propriedades. Cada estudante apresenta um trabalho técnico em que projeta um evento viável para a comunidade.

Phillip explicou ainda que a instituição mantém um condomínio rural e permite ao jovem empreendedor acesso a financiamento para produção, que pode ser pago em até 20 anos. “Mais metade dos ex-alunos têm conseguido quitar os débitos em apenas cinco anos”, explicou.

audi-02Além das salas para o ensinamento teórico, a Casa da Família Rural tem campos experimentais e moradias construídas seguindo tecnologia adequada ao clima da região. Dentro das casas, a temperatura média é de 23 graus.

Participaram da audiência, além da secretária estadual da Educação, Fátima Gavioli, técnicos e o senador Valdir Raupp (PMDB-RO).


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Bruno Corsino
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Cursos, Educação, Governo, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo