20/04/2024

Escola estadual garante espaço para aluno especial

08 de abril de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Escolas na região de Ji-Paraná já começaram a construir e adaptar salas de aulas para melhor atender os estudantes deficientes de quaisquer natureza

3 - ESCOLA

A escola Nova Brasília, em Ji-Paraná, e a Joaquim Xavier, em Alvorada do Oeste, são exemplos de que é possível melhorar a qualidade da educação no Estado. Em ambas, os estudantes deficientes estão ganhando espaço privilegiado para estudar nas denominadas “salas de recursos”.

Acessibilidade, mobiliário novo, equipamentos de informática, material didático especial, professor capacitado entre outras soluções fazem parte do projeto da sala de recurso. O objetivo é oferecer mais apoio ao estudante com deficiência física e/ou intelectual.

A construção ou adaptação do espaço físico destinado à sala de recurso fica por conta da administração direta estadual. Na região Central, a Secretaria Executiva Regional é a responsável pelo feito.

“Vamos atendendo as solicitações das direções das escolas na medida do possível”, diz o secretário regional de governo em Ji-Paraná, Romildo Pereira, satisfeito com os serviços executados no colégio Nova Brasília e com o início da construção de mais uma sala na escola Joaquim Xavier, em Alvorada do Oeste.

“A nossa demanda de alunos especiais é baixa, mas estamos nos organizando para oferecer a essa clientela educação com maior qualidade”, disse a diretora da escola Joaquim Xavier, a professora Keila Roberta de Souza, no início da construção de uma sala de 16 metros quadrados.  3 - DIRETORA NOVA BRASILIA

3 - REFORMA

No colégio Nova Brasília a readequação envolveu o nivelamento do piso e o acesso por meio de rampa a uma das salas, além da colocação de cerâmica em ambas. “Somos gratos ao secretário regional pelo apoio. Ele sempre atende as nossas reivindicações”, agradeceu a diretora Marli Raymundo de Abreu, que já teve outros pedidos atendidos pela secretaria regional. “Estamos aqui para atender ao governo”, reforça Romildo Pereira.

Texto: Paulo Sérgio - Assessoria Regional Ji-Paraná
Fotos: Paulo Sérgio