26/06/2024

CERTIFICAÇÃO

Enfermeiros e médicos recebem treinamento em Suporte Avançado de Vida Cardiovascular

17 de junho de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Capacitação em urgência e emergência adulto: unindo conhecimento e prática para melhor cuidado

O Centro de Educação Técnico-Profissional na Área de Saúde (Cetas) promoveu o curso de Suporte Avançado de Vida Cardiovascular (SAVC) para profissionais da área. O treinamento foi coordenado pelo Centro de Treinamento em Urgência e Emergência da América Latina (Curem), e toda a metodologia foi desenvolvida conforme os protocolos da American Heart Association (Associação Americana do Coração), entidade que visa capacitar profissionais de saúde para situações críticas de emergência cardiovascular. A programação ocorreu entre os dias 7 e 14 de junho, no Hospital Regional de Cacoal.

O curso foi direcionado a enfermeiros e médicos que atuam nas áreas de urgência e emergência adulto das unidades hospitalares de saúde. A programação foi direcionada não apenas aos profissionais de Cacoal, mas também de outros municípios da Macrorregião II, como Vilhena, Cerejeiras, Colorado do Oeste, Pimenta Bueno, Rolim de Moura, São Francisco do Guaporé, Ji-Paraná, Jaru, Presidente Médici e Ouro Preto do Oeste.

O treinamento foi dividido em quatro turmas para acomodar um total de 32 profissionais, sendo realizado tanto no Hospital Regional de Cacoal (HRC) quanto na sede do Cetas em Porto Velho. O curso foi ministrado pela médica angiologista e cirurgiã vascular, Renata Camila, da Curem.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o estado busca fortalecer e investir nos profissionais que atuam no setor da saúde. “As ações governamentais ocorrem para proporcionar à população o direito ao acesso à saúde, e isso acontece quando há oferta de mais capacitações e cursos que agregam na vida profissional desses servidores”, destacou.

QUALIDADE NO ATENDIMENTO

A diretora-geral do Cetas, Luciene Almeida, destacou a importância da capacitação para melhorar a qualidade do atendimento de emergência cardiovascular na região. “Esse curso representa um avanço na capacitação dos profissionais de saúde, garantindo cuidados de excelência aos pacientes em situações críticas. Nesse sentido, o Cetas cumpre a missão de desenvolver os trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) com foco na melhoria dos processos de trabalho e no cuidado de vidas sob a responsabilidade dos servidores do SUS”.

O médico da rede pública de saúde de Jaru, Lucas Graça, destacou a importância do curso de SAVC, com certificação internacional, oferecido pelo governo do estado. O curso, que proporcionou uma experiência enriquecedora junto aos colegas, foi descrito pelo médico como uma oportunidade única de atualização e aprendizado contínuo. Enfatizou ainda a relevância de iniciativas como essa para a renovação das certificações profissionais, ressaltando o apoio fundamental do Cetas, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e do governo do estado na promoção do desenvolvimento dos profissionais da saúde, e na qualidade do atendimento aos usuários do SUS.

A programação do curso Suporte Avançado de Vida Cardiovascular tem continuidade no período de 21 a 30 de junho, previsto para ser realizado no Laboratório de Simulação Realística do Cetas, atendendo às demandas de aprimoramento dos profissionais de saúde da Sesau.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Texto: Francielde Araújo
Fotos: Francielde Araújo

Cacoal, Capacitação, Cerejeiras, Colorado do Oeste, Cursos, Educação, Governo, Governo Fez e Faz, Jaru, Jaru, Ji-Paraná, Municípios, Ouro Preto do Oeste, Pimenta Bueno, Pimenteiras do Oeste, Porto Velho, Região Café, Região Central, Região Cone Sul, Rolim de Moura, Rolim de Moura, Rondônia, São Francisco do Guaporé, Saúde, Serviço, Servidores, Sociedade, Vilhena