Governo de Rondônia
27/04/2024

EDUCAÇÃO

Encontro Pedagógico do Detran Rondônia debate o tema “Intervenções nas vias”

17 de março de 2022 | Governo do Estado de Rondônia

Detran Rondônia segue as diretrizes do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito 2021-2030, com determinações do CTB

Encerra nesta sexta-feira (18), o Encontro Pedagógico realizado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) voltado para a capacitação de profissionais que atuam na educação de trânsito nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) de Porto Velho, Candeias do Jamari, Guajará-Mirim e Nova Mamoré. O evento começou no dia 14 e acontece no auditório da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Duque de Caxias, em Porto Velho. Para a realização do encontro, o Detran Rondônia segue as diretrizes do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito 2021-2030, com determinações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e demais regulamentações concernentes à Educação de Trânsito. 

A temática ‘Intervenções nas Vias’, que instrui os profissionais nas operações educativas de trânsito nas ruas, foi abordado de forma teórica e prática, no qual os participantes prepararam um pit stop e blitz educativa na manhã desta quinta-feira (17). 

‘Intervenções nas Vias’ foi abordado de forma teórica e prática no Encontro Pedagógico

O agente de trânsito, Isac Barbosa, explica que para a realização da ação é necessário um bom planejamento. “É importante considerar, durante a abordagem em blitz e pit stop, quesitos de segurança, organização da equipe e do evento, e como executar as atividades de forma segura, levando melhor qualidade ao usuário na via” – relatou.

Segundo Isac, a temática da ação,  deve estar de acordo com a Resolução Nº 871 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). “Fazem parte do plano também a definição do local, materiais que serão utilizados, distribuição de funções entre os agentes, tempo e postura de abordagem, considerando tempo a identificação dos agentes, sendo importante a uniformização, e  parceiros envolvidos”.

O agente de trânsito também destaca como importante os quesitos de segurança viária. “Balizamento da via, distanciamento de cones, quesitos relativos à segurança durante a abordagem, são pontos importantes que os agentes necessitam dominar” – explicou.

Sobre diferença das metodologias de abordagem educativa, Isac Barbosa comenta que “a blitz é semelhante a atividade repreensiva com moldes operacionais bem parecidos, porém a ação é voltada para a orientar condutores na via, com intervenção urbana no tráfego de veículos, no qual os condutores  recebem orientações dos agentes em um trajeto reservado de parada veicular. Já no pit stop, a abordagem é feita aos pedestres em centros comerciais, praças, calçadas, eventos, em um momento de descontração onde se dispõe a receber as orientações, o êxito no repasse das orientações é significativo” – finalizou.

Representantes dos distritos de Nova Califórnia, Vista Alegre do Abunã, Jaci-Paraná, União Bandeirantes e Extrema, pertencentes a Porto Velho, e Nova Dimensão, distrito de Nova Mamoré, também participam do Encontro Pedagógico.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jarlana Serra Davy
Fotos: Ivi Fideles e Isac Barbosa
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Cursos, Distritos, Educação, Evento, Governo, Justiça, Legislação, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Trânsito


Compartilhe


Pular para o conteúdo