Governo de Rondônia
23/01/2025

SAÚDE PÚBLICA

Em pronunciamento, governador Confúcio Moura conclama sociedade rondoniense no combate ao Aedes Aegypti

15 de fevereiro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Em pronunciamento que fará nesta segunda-feira (15), em rede estadual de rádio e TV, o governador Confúcio Moura vai conclamar toda a sociedade rondoniense e as autoridades a se engajarem na luta contra o mosquito Aedes Aegypti, e a consequente disseminação de doenças como a dengue, chikungunya, e especialmente contra o zika vírus, responsável pelos casos de microcefalia que está alarmando o mundo.

Força tarefa contra o aedes aegypti_13.02.16_Foto_Daiane Mendonça (16)

Governador participou do Dia D contra o mosquito no sábado

Justificando a necessidade do envolvimento de todos, o governador, que é médico, dirá que o mosquito (carapanã) é um inimigo da saúde, da vida, da infância e da felicidade das famílias. Segundo ele, os casos de mulheres grávidas infectadas pelo zika vírus, e com bebês se desenvolvendo e nascendo com microcefalia, não param de crescer no País. “E Rondônia, infelizmente, já tem os primeiros casos. Por isso não podemos, e não vamos ficar parados” afirmou.

O governador vai anunciar a decretação do estado de emergência, e declarar guerra ao mosquito, medidas que vão agilizar as ações e procedimentos de combate, possibilitando o atendimento rápido às prefeituras na aquisição de equipamentos e inseticidas essenciais ao combate.

Confúcio Moura vai destacar que todo o Governo está mobilizado, e que espera da sociedade a mesma disposição para enfrentar o problema, de modo que Força Tarefa de Combate ao Aedes e de Enfrentamento da Microcefalia fique ainda mais forte. “E estamos fazendo a lição de casa: todos os prédios do Governo estão passando por uma faxina geral”.

Ao demonstrar a disposição do Governo em relação ao saneamento e limpeza dos prédios públicos, o governador fará a convocação de cada rondoniense. “Você é parte dessa luta. Receba bem os agentes que visitam as residências e faça a lição de casa também. Dedique um tempo do seu final de semana para dar um fim na água parada e eliminar possíveis criadouros. Se o mosquito não se criar, ele não vai matar. Não vai dar dengue, chikungunya e nem zika”.

O governador falará também da importância dos professores na volta às aulas. Segundo ele já está sendo criada também a Força Tarefa Escolar, uma outra frente de enfrentamento ao mosquito, onde os professores repassam as informações e os alunos ajudarão na visita às residências. “A Rondônia que não para, que já venceu tantos desafios, vai acabar com a água parada e vencer mais esse. Pela saúde e pelo bem de todos”.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Cleuber R Pereira
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia, Saúde


Compartilhe


Pular para o conteúdo