Governo de Rondônia
27/04/2024

CAPACITAÇÃO

Detran Rondônia promove Encontro Pedagógico para planejamento das ações educativas que serão desenvolvidas em 2022

15 de março de 2022 | Governo do Estado de Rondônia

Finalidade do evento é promover reflexões sobre a ação dos profissionais que atuam com educação de trânsito

Com a participação de servidores dos pólos de Porto Velho, Candeias do Jamari, Guajará-Mirim e Nova Mamoré, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) realizou na segunda-feira (14) na Escola Estadual Duque de Caxias, em Porto Velho, a abertura do Encontro Pedagógico, que tem como objetivo o planejamento das ações educativas da Coordenadoria de Educação de Trânsito (CET) e apresentação dos projetos que serão desenvolvidos em 2022.

O gestor da Diretoria Técnica de Educação de Trânsito (Dtet) Ruymar Pereira, destaca que a finalidade do evento é promover, além do planejamento, reflexões sobre a ação dos profissionais que atuam com educação de trânsito, capacitando-os quanto a novas metodologias para desenvolver educação de trânsito, por meio da CET.

Ruymar Pereira destacou ainda a necessidade do planejamento coletivo e democrático, com vistas a maximizar os resultados alcançados pelas ações desenvolvidas pela Dtet. “Valorizar nossos servidores e suas experiências pela escuta atenta da sua prática pedagógica, é o diferencial destes encontros, uma vez que são eles que fazem a educação de trânsito”.

Diretor-geral do Detran destacou a relevância das ações da Diretoria Técnica de Trânsito

Presente na abertura do evento, o diretor-geral do Detran, Paulo Higo Ferreira de Almeida, destacou a relevância das ações da Dtet. “A educação de trânsito faz parte de uma tríade importante que  diz respeito a função do Detran – Educação, Fiscalização e Engenharia de Tráfego, sendo a Educação a mais importante, uma vez que tem esse papel fundamental na construção cidadã da mobilidade segura e a diminuição dos comportamentos de risco no trânsito, conforme preconiza o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que a estabelece como direito de todos, e constitui dever prioritário para os componentes do Sistema Nacional de Trânsito” – ressaltou.

Um dos projetos apresentados no encontro, é o Projeto “Educar Para a Vida”. “Os objetivos do Projeto é atender a Educação Básica, com atividades vinculadas à Legislação de Trânsito e Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatran). Iremos apresentar o projeto, e buscar junto aos colegas as sugestões para contribuição e desenvolvimento das nossas ações. São 52 municípios atendidos pelo Detran e cada um tem sua realidade, especificidades, então é importante que nestes encontros haja a participação dos servidores, agregando seus conhecimentos” – destacou a pedagoga da Dtet, Sheila Ximenes.

Dentre os assuntos que serão abordados durante a semana no Encontro Pedagógico estão: a apresentação das Políticas Nacionais de Trânsito, presente no  Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito 2021-2030 (Pnatran 2021-2030), com determinações do Código de Trânsito Brasileiro e demais regulamentações concernentes à educação de trânsito; apresentação de projetos “Educar Para Vida”; Formação Continuada e Monitoramento, Educação e Cidadania – Trânsito Seguro começa na Escola; elaboração de projetos e atividades práticas, como blitz educativa, pit stop e ações performáticas.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jarlana Serra Davy
Fotos: Ivi Fideles e Eleni Caetano
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Cerimônia, Cursos, Distritos, Economia, Educação, Governo, Infraestrutura, Legislação, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Trânsito


Compartilhe


Pular para o conteúdo