18/07/2024

SÁBADO SOLIDÁRIO

Detran Rondônia promove educação no trânsito em ação social na zona Leste de Porto Velho

04 de setembro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Na ação, uma bicicleta foi sorteada entre as crianças que visitaram o estande do Detran/RO

O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia – Detran participou da ação “Sábado Solidário”, que levou orientação sobre segurança no trânsito à população da zona Leste de Porto Velho, na manhã de sábado (2), das 8h às 13h,

Em parceria com a prefeitura de Porto Velho, voluntários da Escola Pública de Trânsito do Detran – EPT, proporcionaram orientações sobre segurança no trânsito através de jogos e pintura para crianças, jovens e adultos que estiveram no Centro de Artes e Esportes Unificados, conhecido como Praça CEU. Um público de 400 pessoas passaram pelo stand do Detran, que sorteou uma bicicleta.

Para o governador Marcos Rocha, a educação é a chave da mudança comportamental de pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas. Ele destacou a mensagem estipulada pelo Conselho Nacional de Trânsito – Contran deste ano, que tem como slogan, “No trânsito, escolha a vida”. “No trânsito isso não deve ser diferente. O Governo promove ações que possibilitam a conscientização e principalmente, no que tange à educação no trânsito ao conhecimento da população. Investir nestes projetos tem sido uma de nossas prioridades, e assim poder proporcionar um trânsito mais seguro”, pontuou.

O diretor-geral do Detran, Léo Moraes destacou que, a Educação de Trânsito é um direito de todos e está presente no artigo 74 do Código de Trânsito Brasileiro – CTB. “O Detran tem realizado suas ações com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a responsabilidade de cada um no trânsito, com a finalidade de reduzir o número de acidentes”, .

Através de jogos e pinturas, educadores sensibilizam o público sobre segurança no trânsito

EDUCAÇÃO DE TRÂNSITO

O diretor da EPT, Renato Ramalho ressaltou que, as ações educativas acontecem em todos os municípios de Rondônia. “São paradas educativas, pit stops, palestras lúdicas, participações em feiras agropecuárias, festas e ações sociais; algumas das estratégias que usamos para levar educação de trânsito à população, e com isso, alcançar nosso objetivo em tornar o trânsito um ambiente seguro para crianças, jovens e adultos”.

Ainda, segundo o diretor, neste mês as atividades da EPT fazem alusão à Semana Nacional de Trânsito, que acontece entre os dias 18 e 25 de setembro”, disse.

PLANO NACIONAL

As ações educativas do Detran fazem parte do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito – Pnatrans, que foi criado pela Lei nº 13.614, de 11 de janeiro de 2018, que propõe um novo desafio para a gestão de trânsito no Brasil e aos órgãos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito – SNT, em reduzir no mínimo 50% das mortes e lesões no trânsito em todo o mundo até 2030.

Texto: Jarlana Davy
Fotos: Jarlana Davy

Assistência Social, Cerimônia, Cidadania, Cultura, Cursos, Direitos, Economia, Educação, Evento, Fiscalização, Governo, Governo Fez e Faz, Infraestrutura, Lazer, Legislação, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Trânsito