Governo de Rondônia
28/03/2024

EDUCAÇÃO

Detran Rondônia promove aula inaugural de curso para mototaxistas em Porto Velho nesta quinta-feira, 3

01 de março de 2022 | Governo do Estado de Rondônia

A Escola Pública de Trânsito promove ações e cursos voltados para o exercício da cidadania, mobilidade e segurança no trânsito

O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO), por meio da Coordenadoria da Escola Pública de Trânsito (Ceptran) realiza nesta quinta-feira, 3, em Porto Velho, cerimônia de abertura do calendário escolar 2022 e aula inaugural do Curso Especializado de Atualização para mototaxistas.

Qualificando em todo Estado,  condutores de transporte coletivo de passageiro, de veículo de emergência, de transporte de produtos perigosos, transporte de cargas indivisíveis, mototaxistas e condutores do transporte escolar, a Escola Pública de Trânsito, cumpre o que é estabelecido no artigo 74 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB): “A educação para o trânsito é direito de todos e constitui dever prioritário para os componentes do Sistema Nacional de Trânsito (SNT)”. 

O diretor-geral do Detran, Paulo Higo Ferreira de Almeida, destaca que a Escola Pública de Trânsito (Eptran) se destina a promover a política nacional de trânsito, bem como a execução de ações e cursos voltados para o exercício da cidadania, mobilidade e segurança no trânsito.  

“Para abertura do calendário escolar 2022, também realizaremos aula inaugural do Curso Especializado de Atualização para 4 turmas de mototaxistas de Porto Velho. Além do cumprimento da função institucional, que tem a educação de trânsito como pilar, a Eptran também promove uma devolutiva social, qualificando condutores, gerando emprego e renda”, informou a diretora Técnica de Educação de Trânsito (Dtet) do Detran, Cláudia Roberta Stochi. 

Os cursos ofertados pela Ceptran são organizados numa perspectiva multidisciplinar nos termos da Resolução Nº 789 de junho de 2020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), priorizando conhecimentos de direção defensiva, noções de primeiros socorros e combate a incêndios, relacionamento interpessoal no trânsito e saúde emocional dos condutores,  direção psicológica, que primam pela observância do direito a um trânsito seguro para todos.

A cerimônia de abertura do calendário escolar 2022 acontece às 13h no Teatro Banzeiros na Capital.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jarlana Serra Davy
Fotos: Eleni Caetano
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Capacitação, Cerimônia, Cursos, Economia, Educação, Evento, Governo, Inclusão Social, Infraestrutura, Legislação, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Terceiro Setor, Trânsito, Transporte


Compartilhe


Pular para o conteúdo