Governo de Rondônia
29/03/2024

EDUCAÇÃO

Detran realiza capacitação de servidores para promover segurança no trânsito de Rondônia

18 de maio de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Para o treinamento, o Detran contou com a parceria da PRF

Em conformidade com o Artigo 74 do Código de Trânsito Brasileiro – CTB, que define a Educação para o Trânsito como direito de todos, e constitui dever prioritário para os componentes do Sistema Nacional de Trânsito, o Departamento Estadual de Trânsito – Detran Rondônia, por meio da Escola Pública de Trânsito – EPT, realizou uma sequência de treinamentos para quase 150 voluntários que se disponibilizaram em participar das Ações Educativas de Trânsito – AET, em Porto Velho. O treinamento também foi realizado para servidores das regionais da Autarquia em Ariquemes, Jaru, Ouro Preto do Oeste, Ji-Paraná, Cacoal, Vilhena, Rolim de Moura, Costa Marques e Guajará-Mirim. No total, 517  servidores se inscreveram para realizar o treinamento.

O diretor-geral do Detran, Léo Moraes explicou que, o treinamento faz parte da padronização das AETs, que têm o objetivo de capacitar os voluntários sobre posturas e conhecimento prático metodológico, com a finalidade de conscientizar a sociedade sobre segurança no trânsito, em ações que incluem pit-stop, parada educativa, intervenções em vias, ações sociais e especiais, e Projeto Motorista Camarada; que consiste na abordagem de pessoas que frequentam bares e conveniências sobre a condução segura, incentivando que entre os amigos escolham um que não esteja ingerindo bebida alcoólica, para ser o condutor do veículo na volta para casa.

O governador Marcos Rocha ressaltou que, o Departamento é uma instituição que tem a importante missão no trânsito do Estado, de garantir a segurança e a integridade dos usuários das vias públicas.

“As ações do Detran são contínuas em escolas, empresas e para qualquer instituição que deseje receber as orientações pertinentes à segurança no trânsito. As ações nas ruas têm a importância de sensibilizar os participantes do trânsito – motoristas, motociclistas, ciclistas, pedestres; quanto às responsabilidades de cada um, destacando que é a vida o bem mais precioso”, afirmou.

O diretor da EPT, Renato de Moraes Carvalho informou que, o treinamento dos voluntários para execução das Atividades Educativas de Trânsito ocorreram em duas etapas, com instruções teóricas, seguidas pelo treinamento prático no qual foram realizadas “paradas educativas”; com abordagem de condutores de veículos em vias públicas. “Contamos com o apoio e parceria da Diretoria Técnica de Ações e Fiscalização de Trânsito – Dtfat do Detran e da Polícia Rodoviária Federal – PRF, que além de dar segurança aos nossos voluntários, também organizaram o trânsito nas vias onde ocorreram o treinamento”, destacou.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jarlana Davy
Fotos: Matheus Roberto Mendes do Nascimento e Jaqueline Lima Soares
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Cerimônia, Cidadania, Cursos, Economia, Educação, Governo, Legislação, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Trânsito


Compartilhe


Pular para o conteúdo