06/09/2024

DESTAQUE DA SEMANA

Destaque das Ações do Governo de RO de 1º a 6 de setembro

06 de setembro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Governo reforça as ações da “Operação Temporã” para combater incêndio no Parque Estadual Guajará-Mirim

O mês de setembro começa com ações cruciais desenvolvidas em combate às queimadas e ações que minimizem a crise hídrica. O governo de Rondônia está atuando na “Operação Temporã”, em conjunto com diversos órgãos, para combater incêndios no Parque Estadual Guajará-Mirim, reduzindo os focos de incêndio em mais de 70% na área. No cenário da crise hídrica, o Comitê realiza reuniões para mobilizar esforços conjuntos no enfrentamento da seca e seus impactos. O Comitê Estadual de Prevenção e Combate ao Incêndio Florestal debate estratégias e integrações com outras instituições.

• OPERAÇÃO TEMPORÃ CONTRA QUEIMADAS

Operação objetiva combater os incêndios florestais

Desde o dia 1º de setembro, o governo de Rondônia, em conjunto com diversas instituições, tem atuado de forma intensiva na “Operação Temporã”. O objetivo da ação é combater os incêndios florestais que devastam a área do Parque Estadual Guajará-Mirim e suas imediações. De acordo com as informações da Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO), a área afetada pelo fogo foi reduzida em 71,5%, o que representa cerca de 1.700 hectares salvos por dia. Até o momento, os trabalhos seguem em atividades por tempo indeterminado, avançando para o controle de todos os focos de incêndio na região.

• COMBATER INCÊNDIOS

A “Operação Temporã”, que acontece desde o dia 1º de setembro, no Parque Estadual Guajará-Mirim, localizado no município de Nova Mamoré, além de buscar combater as chamas, visa identificar e responsabilizar criminalmente os indivíduos envolvidos nos crimes ambientais.
Atualmente, cerca de 38 viaturas e 300 agentes estão envolvidos na Operação, atuando de forma coordenada para conter os incêndios e minimizar os danos ao meio ambiente. A magnitude da área afetada e a complexidade da situação exigem um esforço conjunto e coordenado entre todos os envolvidos, para proteger este importante patrimônio natural.

• COMITÊ DE CRISE HÍDRICA

O Comitê de Crise Hídrica, instituído pelo governo do estado em novembro de 2023, realizou reunião com entidades estaduais e municipais para discutir e coordenar ações frente à crise hídrica que afeta Rondônia, na terça-feira (3), em Porto Velho. A pauta principal foi o desenvolvimento de um plano de trabalho integrado para enfrentar os desafios impostos pela seca prolongada. Durante o encontro, foi discutida a necessidade urgente de medidas coordenadas para mitigar os impactos da seca, como a intensificação das campanhas de conscientização.

• ESTRATÉGIA PARA ENFRENTAR INCÊNDIO

Reunião de estruturação do Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal

A primeira reunião do Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal (CEPCIF) foi realizada em conformidade com o Decreto n° 29.417, de 26 de agosto de 2024. O encontro registra um avanço importante na estruturação e operacionalização de estratégias para enfrentar os incêndios florestais no estado. Foram discutidos os principais pontos para atuação do Comitê, incluindo a integração entre as diversas instituições envolvidas na prevenção e combate aos incêndios, além das medidas de mitigação dos impactos ambientais.

• COMBATE ÀS QUEIMADAS

Agentes de segurança do estado de Rondônia, membros da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO),  do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), Polícia Federal (PF) e Exército Brasileiro estão em campo, no trabalho de combate às queimadas no Parque Estadual Guajará-Mirim, região que está sendo afetada por fogo aplicado de forma criminosa.

Matéria na íntegra

• “OPERAÇÃO ÁGUAS SEGURAS”

Operação acontece em rios do estado

As forças de segurança pública de Rondônia executaram a primeira etapa da “Operação Águas Seguras”, nos rios Madeira, Mamoré e Guaporé, com foco na região de fronteira fluvial. A Operação, que teve início em 19 de agosto, resultou na apreensão de 13 armas de fogo, 8,2 quilos de drogas e 22 ocorrências de crimes ambientais. Além disso, 22 pessoas foram presas, com prejuízo estimado para criminalidade de aproximadamente R$ 1,4 milhão.

• EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Com o objetivo de promover uma abordagem integrada e eficaz na gestão ambiental, o governo de Rondônia realizou, entre 26 e 28 de agosto, um treinamento na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (Semat) de São Miguel do Guaporé. A capacitação, conduzida por técnicos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam), focou na sensibilização e conscientização sobre temas essenciais como queimadas, recursos hídricos e resíduos sólidos, visando apoiar a construção do Plano Municipal de Educação Ambiental.

Matéria na íntegra

Cuidados que as pessoas precisam ter

• CUIDADOS COM A SAÚDE

Orientado por um relatório da Agevisa, o qual detectou alto teor de monóxido de carbono (CO) e material particulado fino PM2.5 em várias regiões de Rondônia, fatores que resultaram na classificação do ar em Rondônia como “péssimo” nas regiões Madeira-Mamoré, Vale do Guaporé e parte do Vale do Jamari, além de “ruim” e “muito ruim” nas demais regiões do estado, o governo de Rondônia assinou o Decreto nº 29.434, o qual estabelece cuidados que as pessoas precisam ter neste período de enfrentamento às queimadas em razão dos impactos da fumaça na saúde dos rondonienses.

Texto: Governo de Rondônia
Fotos: Governo de Rondônia

Água, Capacitação, Ciência, Distritos, Fiscalização, Governo, Governo Fez e Faz, Guajará-Mirim, Meio Ambiente, Municípios, Polícia, Porto Velho, Rondônia, Saúde, Segurança, Sociedade, Transparência