20/04/2024

Capacitação em saúde pública

Departamento Penitenciário e Secretaria de Justiça proporcionam pós-graduação em Saúde para servidores

26 de junho de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Prova de conclusao de pos em saude esep 25.06.2014O Governo do Estado tem como reconhecimento de seus servidores a oferta de capacitação para a melhoria do serviço público oferecido e a capacitação de seus colaboradores. Nesta quarta-feira (25) foi realizada a prova de conclusão da pós de Especialização em Gestão em Saúde no Sistema Prisional, custeado pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen) vinculado ao Ministério da Justiça (MJ). A especialização conta com a parceria da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (MS) e a Fundação Oswaldo Cruz para a prática e teórica.

Segundo o diretor da Esep, Claudio Negreiros, o sistema precisa de investimentos em todos os setores, sobretudo com foco na saúde, pois os reeducandos estão sob cautela do Estado e o compromisso é o de zelar pela integridade física de cada um.

“É visível e palpável a necessidade de capacitação dos profissionais. Essa especialização tem como foco o sistema penitenciário. Encontramos pós-graduação com diversas temáticas, mas essa veio a calhar. O ambiente acadêmico é enriquecedor, podendo criar um conhecimento básico geral de todo os protocolos do Ministério da Saúde”, comenta a enfermeira Dayana Pontes, confiante das melhorias para o quadro público.

O curso tem sua logística desenvolvida pela Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) e pela Escola de Estudos e Pesquisa do Estado de Rondônia (Esep).

“O sistema penitenciário é carente e rico ao mesmo tempo e é o local em que se encontra do jornalista ao médico. Por que não capacitar essa mão de obra? O Estado é novo e necessita de capacitação, se os profissionais têm a disponibilidade e a vontade de se aprimorar, vai haver a contrapartida do governo e será certo o investimento”, comenta o secretário de Justiça, Paulo César de Figueiredo.

Texto: Cláudio Guedes - Assessoria Sejus
Fotos: Cláudio Guedes - Assessoria Sejus