09/08/2024

RESSOCIALIZAÇÃO

Cursos profissionalizantes são ofertados para reeducandos do sistema penal, em Jaru

08 de agosto de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Para fortalecer a reintegração social por meio da educação, estão sendo ofertados aos reeducandos do sistema penal, cursos profissionalizantes de Auxiliar de Agropecuária e Secretariado, que tiveram seu lançamento no dia 31 de julho, no Centro Regional de Ressocialização Augusto Simon Kempe (Crask), em Jaru. As qualificações possuem a duração de quatro meses e atendem 38 internos.

A iniciativa da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) tem como parceiro educacional, o Instituto Federal de Rondônia (Ifro), e visa a profissionalização dos reeducandos diminuindo a ociosidade no período de cumprimento de pena, além de proporcionar uma profissão a ser exercida após o término da execução da pena.

Os cursos são uma forma de trabalhar a reintegração do interno à sociedade, oferecendo uma profissão a ser praticada no seu retorno, possibilitando meios de sobreviver dignamente e fomentando a redução do índice de reincidência penal.

A coordenadora dos cursos, Tania Cevada Oliveira destacou a importância da iniciativa para ressocialização dos internos. “Os cursos oportunizam aos reeducandos, uma qualificação profissional, aumentando a chance de conseguir um emprego digno quando estiverem reinseridos na comunidade. Essa perspectiva reforça a missão do Centro Regional de Ressocialização de transformar vidas por meio da educação e do desenvolvimento profissional.”

De acordo com o secretário da Sejus, Marcus Rito, as capacitações fazem parte de uma engrenagem de ressocialização. “O governo do estado oferta cursos para que os internos consigam se profissionalizar e exercitar a nova profissão durante o cumprimento de pena, a fim de no pós a prática esteja completamente moldada a ponto de ser exercida de maneira fluida, garantindo o sustento de forma autônoma ou por meio da inserção no mercado de trabalho”, salientou.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Texto: Larysse Rodrigues
Fotos: Tania Oliveira

Assistência Social, Capacitação, Cidadania, Cursos, Direitos, Educação, Governo, Governo Fez e Faz, Inclusão Social, Jaru, Justiça, Legislação, Polícia, Políticas Públicas, Rondônia, Segurança, Sociedade, Solidariedade