Governo de Rondônia
23/04/2024

UNANIMIDADE

Currículos e qualificações pesaram a favor para Assembleia aprovar nomes indicados para comandar autarquias e fundações

12 de junho de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Antes da votação, os indicados pelo governo foram sabatinados nas Comissões Específicas da Assembleia Legislativa

O alto nível de competência de cada um dos nomes apresentados pelo Governo do Estado para comandar autarquias e fundações governamentais da administração pesaram a favor a cada voto anunciado no final da tarde de terça-feira, 11, durante sessão extraordinária realizada pela Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia, com resultados unânimes para os indicados. Agora, o governador do Estado, coronel Marcos Rocha, poderá nomear os presidentes e diretores de autarquias e fundações que, antes, passaram por uma verdadeira sabatina nas reuniões das Comissões Específicas compostas por deputados estaduais.

Antes de dar início à votação, o presidente da Assembleia, deputado Laerte Gomes, lembrou que a aprovação dos nomes é exigência da Constituição do Estado, com ênfase ao artigo que define: “Presidente e Diretores de Autarquias e Fundações do Estado, serão escolhidos e nomeados pelo governador, após aprovação pela maioria absoluta dos Membros da Assembleia Legislativa”.  Laerte Gomes chamou a atenção à qualificação e o nível técnico dos indicados, argumentando que a responsabilidade de cada um aumenta, principalmente agora com o respaldo da Assembleia. A votação unânime a favor dos nomes indicados pelo governador reforça a harmonia entre os Poderes Legislativo e Executivo estaduais.

Dessa forma, o presidente da Casa de Leis enalteceu a importância do momento de cumprir a Lei da Constituição do Estado, além de elogiar a medida do governador Marcos Rocha  de entender a necessidade de indicar os nomes e, posteriormente sabatinados, estarem ocupando os cargos. O parlamentar ainda deixou claro que há uma harmonia entre o Legislativo e o Executivo e que a Assembleia em todo momento se comportou com equilíbrio e responsabilidade para tratar do assunto e que, inclusive, não passou de fofoca qualquer insinuação de se interromper o mandato do atual governo.

O momento foi definido como histórico pelos parlamentares que tiveram a oportunidade de ficar frente a frente com cada um dos indicados pelo governador Marcos Rocha e o resultado de cada Comissão Específica apresentou o parecer favorável aos nomes.

Dessa forma, estão em plenas condições legais para serem nomeados pelo governador aos cargos de presidentes e diretores de autarquias e fundações: Erasmo Meireles de Sá (Departamento de Estradas de Rodagem – DER); Júlio César Rocha Peres (Agência de Defesa Sanitária e Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia – Idaron); Luciano Brandão (Empresa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia – Emater); Luciene Carvalho Piedade Almeida (Centro de Educação Técnico Profissional na área de Saúde – Cetas); Ana Carolina Gonzaga de Melo (Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia –Fhemeron); Aziz Rahal Neto (Instituto de Pesos e Medidas – Ipem);  Leandro Soares Moreira (Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa do Estado de Rondônia – Fapero);  Neil Aldrin Faria Gonzaga (Departamento Estadual de Trânsito – Detran); Adir Josefa de Oliveira (Instituto de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia -Idep/RO).

Os discursos de cada parlamentar a cada votação de indicados convergiram para um só pensamento: o caminho certo que o governador está traçando para o Estado com escolhas de pessoas capacitadas para comandar cada Pasta da administração direta e indireta. Os deputados foram unânimes em afirmar a forma com sabedoria que o governador Marcos Rocha tem apresentado na gestão, com referências aos nomes apresentados e que cada voto representa o anseio da população pelo desenvolvimento do Estado.

Ainda durante a sessão, o presidente da Casa de Leis ressaltou a postura do governador Marcos Rocha e o trabalho do chefe da Casa Civil, Junior Gonçalves, que sempre tem conversado com os parlamentares e aproximando, ainda mais, o Executivo do Legislativo. Agora com os nomes chancelados pela Assembleia Legislativa, caberá ao governador Marcos Rocha proceder a nomeação nos respectivos cargos, conforme estabelece a Constituição Estadual.

Leia mais:

 Transposição deve gerar economia de mais de R$ 20 milhões para os cofres do Estado de Rondônia

 Governo racionaliza gastos administrativos, aumenta arrecadação e pretende gerar novas receitas para viabilizar investimentos em RO


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Ricardo Leal
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo


Compartilhe


Pular para o conteúdo