DESCONTAMINAÇÃO

Corpo de Bombeiros implanta lavador asséptico para a região de Cacoal

21 de setembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Lavador é específico para a assepsia de equipamentos e viaturas empregadas em ocorrências de emergência pré-hospitalar

Por meio da parceria entre a prefeitura de Cacoal, Tribunal de Justiça de Rondônia e o Governo do Estado, o 4º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar implantou um lavador asséptico para ambulâncias e equipamentos. A parceria foi garantida para o uso de recursos oriundos de penas pecuniárias e o emprego da mão de obra cedida pelas Secretaria Executiva Regional do governo.

“Com este lavador estamos otimizando a biossegurança dos bombeiros militares. Ou seja, em uma ocorrência pode haver contato com material da vítima, como sangue, vômitos e outras secreções, gerando vulnerabilidade do militar, pois esses materiais podem estar contaminados com o vírus da hepatite B, por exemplo”, explicou o comandante do 4º GB, capitão Alan Fabrício da Silva Costa.

De acordo com o capitão, essa segurança biológica para os militares e as pessoas atendidas pelo Corpo de Bombeiros é melhorada quando se tem um local adequado para neutralizar os riscos, garantindo total assepsia dos materiais e das viaturas utilizadas.

O primeiro lavador asséptico implantando pelo Corpo de Bombeiros em Rondônia já conta com o Plano de Controle Ambiental (PCA) que foi apresentado, aprovado e homologado junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Cacoal.

Outra novidade destacada pelo comandante é que recentemente foi celebrado convênio com o Complexo Hospitalar Regional de Cacoal para o descarte adequado de resíduos sólidos e perfuro-cortantes. “Este material será recolhido constantemente pela empresa que atende ao CHR, dando a destinação correta aos bisturis, gazes, luvas, entre outros materiais utilizados em ocorrências”, citou o comandante.

MOSTRUÁRIO

O 4º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Cacoal também inaugurou, recentemente, um mostruário relativo à segurança contra incêndio e pânico. O mostruário possui equipamentos de combate a incêndio, detecção e alarmes, e ainda sinalizações exigidas pela corporação nas edificações, quando no cumprimento das atividades de vistoria técnica, conforme leis e normas vigentes.

De acordo com o subcomandante do 4ºGB, tenente Avelino Carvalho, o mostruário foi implantado para que o cidadão possa conhecer o que é exigido. “O mostruário é destinado ao cidadão que requer a vistoria técnica junto à corporação para visualizar os equipamentos e sinalizações que devem ser implantados em suas edificações”, explicou.

O mostruário conta com porta para saída de emergência, extintores de incêndios de diversos tipos, placas de sinalização e alarmes.

Texto: Giliane Perin
Fotos: Giliane Perin

Convênios, Governo, Infraestrutura, Meio Ambiente, Obras, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço