Governo de Rondônia
25/04/2024

AVANÇOS

Corpo de Bombeiros de Rondônia aponta avanços na Corporação executados nos últimos anos

15 de junho de 2022 | Governo do Estado de Rondônia

Foram investidas ações  em novas aquisições de viaturas para melhor atender a população

Com o principal lema de “vidas alheias e riquezas salvar”, o Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia – CBMRO, destaca ações realizadas nos últimos três anos e meio em prol da própria Corporação com aquisição de viaturas modernas, tecnologia, bem como ações que buscam o aperfeiçoamento profissional com diversos cursos ofertados de especializações e formações, além de um efetivo mais equipado e mais capacitado para a realização de atividades referentes à Segurança Pública do Estado, com ações reforçadas pelo Governo de Rondônia.

O comandante-geral do CBMRO, Nivaldo de Azevedo Ferreira ressaltou que foram muitas as conquistas em favor da Corporação. “Neste período, priorizamos a renovação da frota veicular, com a aquisição de 14 Unidades de Resgate – UR, a melhoria da estrutura dos quartéis do interior do Estado, além da reforma da Divisão de Apoio Técnico e a construção do Centro de Treinamento Operacional”, pontuou o comandante-geral do CBMRO.

Focado com a  valorização profissional, o Governo de Rondônia reduziu o interstício, possibilitando a promoção de oficiais e praças. O comandante da Corporação salientou que antes, para ocupação de alguns cargos, necessitavam de tempo de serviço, para que pudessem ser ocupados.

VIATURAS

Frota de veículos do CBMRO foi renovada para melhor atender aos chamados de urgência e emergência 

Nos últimos dois anos, o Governo de Rondônia investiu em novas aquisições de viaturas para melhor atender a população. O CBMRO, empenhado na renovação da frota de suas viaturas, adquiriu  as 14 Unidades de Resgate, equipadas com duas macas, dois cilindros de oxigênio, uma cadeira de resgate, rádio comunicação e outros itens.

O modelo oferece segurança e conforto para as vítimas e pacientes atendidos nas diversas unidades do interior de Rondônia.

Nivaldo Ferreira destacou que o CBMRO é uma instituição do Estado que realiza, concomitantemente, os serviços de combate a incêndios, busca e salvamento, e atendimento pré-hospitalar com a utilização de viaturas e ferramentas específicas.

A Corporação conta também com equipamentos para combate a incêndios em estrutura vertical, como a escada Magirus, operada por meio de controle remoto, importada da Alemanha.

ESTRUTURA

Um sonho que se tornou realidade foi a entrega do Centro de Treinamento Operacional – CTO, que aponta para uma estrutura capaz de proporcionar treinamento adequado para as diversas formações que são necessárias ao bom desempenho de suas atividades inerentes à profissão.

Centro de Treinamento aponta para uma estrutura capaz de proporcionar treinamento adequado para diversas formações

Localizado em Porto Velho, ao lado do 1° Grupamento de Bombeiros Militar, a estrutura conta com vestiários, depósito, cozinha, três salas de instrução, recepção, sala de reunião e sala administrativa, além de futuras instalações com uma piscina semiolímpica, torre de treinamento e tanque de mergulho.

REFORMA

As obras de reforma da nova sede da Coordenadoria de Atividades Técnicas – CAT, em Porto Velho, localizada no Bairro Liberdade, atende às equipes de vistorias técnicas e análises de projetos, bem como o cidadão que busca pelo atendimento do CBMRO. A edificação conta com uma estrutura de 1.200m².

Com isso, o Corpo de Bombeiros conseguiu reduzir custos e proporciona um melhor local de atendimento ao cidadão, que necessita da prestação de serviços das atividades de segurança contra incêndio e pânico.

INOVAÇÃO E ECONOMIA

Engenheiros, arquitetos, proprietários e responsáveis de empresas, órgãos e edificações não unifamiliares, contam com uma nova ferramenta totalmente desenvolvida pelo CBMRO, que desburocratiza o processo de análise de Projetos de Proteção contra Incêndio e Pânico – PPCIP: o Sistema Eletrônico de Análise de Projetos de Proteção contra Incêndio e Pânico – SISCAT 2.0.

Somente em 2021, os processos físicos somaram 450 e os digitais 1.338, totalizando 1.788. Este número representa uma economia substancial para os cofres públicos, uma vez que o sistema eletrônico proporciona o licenciamento da empresa em menor tempo, com a possibilidade de tramitar os projetos a qualquer hora do dia ou da semana.

A ação é mais uma conquista para a Corporação, que tem em seu plano de ação, a busca pelo bem-estar do efetivo. Os recursos para a execução das obras licitadas são provenientes do Fundo Especial do Corpo de Bombeiros Militar  – Funesbom, e totalizam um valor global de R$ 1.221.244,06 (um milhão, duzentos e vinte e um mil, duzentos e quarenta e quatro reais e seis centavos).

ENSINO E INSTRUÇÃO

Nos últimos dois anos, 626 soldados passaram por cursos de aperfeiçoamento e especialização. As formações ocorreram em diferentes áreas, com o objetivo de preparar o bombeiro militar a entregar um melhor atendimento técnico-profissional à população rondoniense.

O comandante-geral do CBMRO, Nivaldo Ferreira acredita que a educação muda o mundo e a vida das pessoas. “Além das duas novas unidades do Colégio Militar Dom Pedro II, a Corporação desenvolve o projeto do ‘Bombeiro Militar Mirim’, a exemplo do 5° GBM, que no ano passado promoveu a dezenas de crianças e adolescentes, por seu destaque operacional, noções de primeiros socorros, noções básicas de combate a incêndio e adaptação à vida na selva”.

GRUPAMENTO OPERACIONAL AÉREO

Por meio de um Termo de Cooperação junto à Secretaria de Estado da Saúde – Sesau e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental –  Sedam, o CBMRO atuou efetivamente no combate à pandemia causada pela covid-19, transportando para outros centros de saúde, pacientes em estado grave.

Durante pandemia do coronavírus, GOA atuou na transferência de pacientes e transporte de vacinas

A Corporação agiu ainda em ações preventivas de combate e fiscalização em unidades de conservação ambiental e afins; aumentou a capacidade para transporte de insumos hospitalares; medicamentos; equipamentos; servidores e órgãos vitais; proporcionando economia de recursos públicos; quando comparado à prestação do mesmo serviço por empresas privadas.

Em três anos, a quantidade de missões executadas pelo Grupamento Operacional Aéreo – GOA, utilizando-se de aeronave foram de 475 serviços, totalizando 2.016 horas de voo.

No GOA foram formados três novos pilotos de asa fixa neste ano e existe uma formação em andamento de mais três pilotos de avião; quatro de helicóptero; formação de oito pilotos para habilitação em regras de voo por instrumentos e dois pilotos comerciais de helicóptero.

IMPACTO

As aeronaves do grupamento aéreo do CBMRO fizeram ao todo, mais de 1.211,9 horas de voo, realizando transporte aeromédico somente nos anos de 2020 e 2021, no trabalho de enfrentamento à covid-19, que representou uma resposta mais rápida no socorro e gerando economia para o Estado. Em 2020, houve a ativação do helicóptero e em 2021, a formação de três novos pilotos com especialização nesta aeronave.

A Corporação está mais próxima da população na prestação de serviços de busca e salvamento; resgate aéreo; terrestre e aquáticos; operações guarda-vidas; prevenção e combate a incêndios; primeiros socorros e atendimento aeromédico pelo GOA, todas essas ações contribuíram para o aumento dos níveis de satisfação entre os usuários.

Os atendimentos podem chegar por terra, água ou pelo ar, tão logo a ligação seja completada por meio do telefone do CBMRO, 193. Corpo de Bombeiros atua ainda no combate à pandemia e no controle das medidas sanitárias, editadas pelo Governo de Rondônia.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Richard Neves
Fotos: Ítalo Ricardo, Frank Néry e Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Legislação, Rondônia, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Transporte


Compartilhe


Pular para o conteúdo